quinta-feira, maio 01, 2008

Ir à igreja melhora renda

O comparecimento a cultos religiosos pode enriquecer a alma, mas também engorda a carteira, afirmou uma pesquisa divulgada na terça-feira, 25 de outubro. “Quando alguém dobra a sua freqüência de comparecimento, isso provoca um aumento de 9,1 por cento na renda do lar”, escreveu Johathan Gruber, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em seu estudo.

“Os que possuem mais fé podem ser ‘menos estressados’ a respeito dos problemas do dia-a-dia que impedem o sucesso no mercado de trabalho e no mercado do casamento. Por isso, eles seriam mais bem-sucedidos”, disse a pesquisa, divulgada pela Agência Nacional de Pesquisa Econômica.

Viver em uma comunidade com grupos étnicos complementares que dividem a mesma religião aumenta a freqüência com que alguém vai a uma igreja, afirmou Gruber no estudo intitulado “Estrutura do Mercado Religioso, Participação Religiosa e Renda: A Religião é Boa para Você?”

O comparecimento aos cultos corresponde a níveis mais altos de formação escolar e renda, níveis mais baixos de recorrência ao serviço público de saúde, taxas mais altas de casamento e taxas mais baixas de divórcio, disse o estudo.

(Fonte: Reuters)