sábado, maio 03, 2008

Adventistas que fazem ciência

A ligação entre cães, seres humanos e câncer pode não lhe parecer muito clara até que você converse com o geneticista adventista Nathan Sutter. Pesquisa completada por Sutter durante seu tempo de bolsista no Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (sigla em inglês NHGRI) em Bethesda, Estado de Maryland, conduziu à identificação de um gene regulador-mestre para a dimensão do corpo em cães domésticos.

O trabalho de Sutter mostra que pelo estudo de cães de raça pura os cientistas podem enfrentar difíceis desafios genéticos, tais como encontrar genes que tornem cães e seres humanos susceptíveis ao câncer. O NHGRI é um dos Institutos Nacionais de Saúde - a agência de pesquisa médica do governo dos Estados Unidos.

Publicado na edição de 6 de abril da revista Science, o estudo envolveu oito instituições e 21 autores diferentes com Sutter como o principal autor, e sua mentora Elaine Ostrander como autora titular. "Meu papel foi conduzir a pesquisa em tempo integral e dedicar-lhe 100 por cento de esforço durante os últimos dois anos e meio desde que mudamos para cá vindos de Seattle [Estado de Washington]", ele conta.

Sutter sintetiza assim a pesquisa: "O que fizemos foi mostrar que um gene, que se assemelha à insulina, o gene de Fator de Crescimento 1 (ou IGF1), é um regulador-mestre em determinar a dimensão corporal em cães domésticos. Todas as pequenas raças trazem a mesma seqüência variante de IGF1 porque os seres humanos seletivamente os criam, geração após geração, visando a menor dimensão corporal. Nossa esperança é que [com esse estudo] sejamos capazes de melhorar a saúde canina e a saúde humana num só mergulho." ...

O que levou Sutter a esse mundo da ciência? Ele recorda uma experiência formativa enquanto era estudante na Academia Adventista de La Sierra, no sul da Califórnia. Ele desfrutava de uma viagem de pesquisa científica nas suas férias de primavera com outros estudantes quando sentiu que pelo resto de sua vida desejava "explorar o mundo de Deus". Ele se lembra vividamente de como, explorando como mergulhador as cavernas subaquáticas da Ilha Catalina com uma dúzia de outros estudantes de ciências, encantou-se com a beleza e diversidade da vida marinha. "Naquele momento eu tive uma epifania", recorda Sutter. "Eu pensei, 'desejo fazer isso pelo resto de minha vida. Isso é incrível'."

Desde esse dia na Ilha Catalina, o amor de Sutter pelo mundo natural apenas se aprofundou, e seu conhecimento de ciências cresceu. Mediante esse amor por ciências e bons mentores na Universidade La Sierra tornou-se claro como Sutter terminou no NIH, um dos mais destacados centros de pesquisa médicas do mundo. ...

"A faculdade de Biologia da Universidade La Sierra concedeu-me instrumentos realmente importantes para tanto ser um cristão quanto alguém que pensa a respeito do mundo natural ao mesmo tempo", diz Sutter. ...

Quando indagado sobre como consegue conciliar uma carreira em ciências e sua fé, Sutter explica: "Eles se conflitam em menor grau do que se imagina. Para mim, há alguns absolutos: Deus existe, Deus é bom e Jesus morreu por mim na cruz... O que tenho que fazer como dedicado cristão que também é um cientista é explorar o mundo de Deus." E acrescenta: "A idéia de que Deus exista não é algo que a ciência possa jamais negar."

Sutter também expressou preocupação de que alguns cristãos podem ter medo de ciências e podem preocupar-se que os progressos científicos possam levá-los a perder a fé. "Deus não é um ser de mente limitada... Ele sabe o que há no Universo em cada detalhe. Ele nos deu um cérebro que é curioso e capaz de inquirir a respeito do mundo. Não enterremos o nosso talento no chão. Façamos o máximo para explorar nosso mundo e entender Deus e o mundo que Ele criou", declara Sutter.

(Rede Adventista de Notícias)

Confira também: "Vencedor da Liga Adventista de Robótica prefere missão sobre competição"

Nota: Essas duas matérias servem para mostrar que, diferentemente do que muitos pensam, criacionismo, religião e ciência podem andar de mãos dadas. Newton, Galileu et al que o digam.[MB]