domingo, maio 04, 2008

A Bíblia e o espiritismo - última parte

E quanto ao conceito espírita de Evolução? Eclesiastes 3:19 e 20 responde: "Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque tudo é vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó."

Salomão afirma que, do ponto de vista da morte, não existe vantagem alguma do homem sobre o animal. Os dois foram criados por Deus, que lhes deu vida. Após a morte, ambos - animal e ser humano, que foram feitos do pó - ao pó retornam.

Gênesis 2:7, 21-22 - "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. ... Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem."

Gênesis 1:27 - "Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança. Eram obras perfeitas até a entrada do pecado no Éden. A raça humana e a vida em geral, neste planeta, começou a "involuir" praticamente em todos os sentidos, inclusive geneticamente falando. É no mínimo contraditório falar em evolução, quando se vê que a raça humana, comparada com o que Deus criou originalmente, tem degenerado em vários aspectos.

Conclusão: Acreditar que o próprio ser humano pode pagar por seus pecados, retornando em outras vidas cada vez mais evoluído e perfeito, é tirar o mérito de Jesus, que deu a própria vida para salvar os pecadores. O sacrifício foi dEle; só o filho de Deus poderia pagar; o próprio Criador e nenhuma criatura.

Jesus disse que as Escrituras constituem a Palavra de Deus. A Bíblia, com suas inúmeras passagens, derruba os cinco principais pilares do espiritismo. A Bíblia é clara quanto à criação do homem, feita pelas próprias mãos de Deus, que soprou o fôlego de vida nas narinas de Sua criatura perfeita.

Sabemos que Deus deu livre arbítrio para todos os filhos escolherem o próprio caminho. Porém, por meio de Sua palavra, Ele nos instrui na verdade. Seguir a filosofia espírita é uma decisão (e deve ser respeitada), porém, é importante saber que os principais pilares defendidos por esse grupo não têm e nunca tiveram embasamento bíblico. Portanto, dizer que o espiritismo está de acordo com as Escrituras Sagradas é um grande equívoco.

Graciela Rodrigues, jornalista em São Paulo, com Michelson Borges

Se quiser saber mais sobre o que a Bíblia ensina a respeito da morte, clique aqui.