sexta-feira, maio 09, 2008

Ceará registra 108 tremores em 9 horas

O interior do Ceará voltou a ser atingido por tremores de terra na madrugada de ontem, com abalos de até 3,9 graus na escala Richter. Segundo a Defesa Civil do Estado, entre a 0h e as 9h de ontem foram registrados 108 abalos sísmicos. O mais forte, de 3,9 graus, ocorreu à 1h50 e alcançou 200 km. Efeitos foram sentidos no Piauí. Além do temor dos moradores das áreas atingidas de ficar dentro de casa, o saldo foi de oito casas com rachaduras graves e risco de desabamento e outras 200 com fissuras leves, segundo líderes comunitários.

O epicentro dos tremores foi a comunidade de Jordão, em Sobral (240 km de Fortaleza), onde há 14 dias ocorreram abalos mais fracos, de até 3,5 graus.

O abalo de ontem foi o mais forte já registrado nessa região. O de ontem, de 3,9 graus, é considerado de baixa intensidade.

O medo dos moradores do local ainda era visível na tarde de ontem. E piorava a cada novo abalo, que, apesar de leves, ainda eram sentidos.

Enquanto a reportagem esteve no local, das 15h40 às 17h50, houve um pequeno sismo - a sensação foi de desequilíbrio.

Como a maioria dos moradores se recusava a entrar em casa, a saída encontrada pela Defesa Civil foi distribuir lonas.

Ontem à noite, havia previsão de entrega de 600 m de lona para abrigar 120 famílias - cada uma teria direito a 5 m. Em muitos casos, duas famílias precisam dividir o abrigo.

O líder comunitário Rogério Moura de Mendonça, 42, disse que orienta quem ficou em casa a dormir com a porta aberta. "Mas, na maioria dos casos, é melhor sair, pelo perigo de queda do telhado." ...

(Folha Online)