sexta-feira, maio 02, 2008

Cientistas decifram fenômeno de "saída do corpo"

A sensação de "saída do corpo", freqüentemente descrita durante experiências de morte iminente, é provocada por "perturbações de um processo complexo de coordenação, que se pode atualmente localizar no cérebro", revelaram cientistas suíços.

Os neurologistas Olaf Blanke e Margitta Seeck fizeram a descoberta durante a localização por estímulos elétricos de áreas chave do cérebro a fim de identificar certas partes do córtex responsáveis por formas severas de epilepsia.

"A representação corporal fica perturbada (...) enquanto se estimula eletricamente a junção temporoparietal", concluíram os pesquisadores do Departamento de Neurociências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra (UNIGE) e do Instituto de Neurociências da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL).

"Neste momento, o cérebro gera uma imagem do corpo, mas esta imagem é deslocada, como que projetada sobre o corpo, à frente ou atrás dele", descreveram os cientistas em um comunicado publicado nesta quarta-feira.

"Nos dois primeiros casos, os pacientes reconheceram ainda sua própria imagem; no último, ao contrário, eles sentiram uma outra presença, sombria e ameaçadora", explicaram.

(UOL Últimas Notícias)

Nota: Mais uma vez a ciência concorda com a Bíblia. Em Gênesis 2:7 somos informados de que o ser humano é uma alma (nephesh, no hebraico, que significa simplesmente "ser vivente") e não que ele tem alma. Biblicamente falando, somos seres com natureza tripla integrada: física, mental e espiritual. Quando morre, o ser humano deixa de ser a harmoniosa união entre pó da terra (elementos bioquímicos) e fôlego de vida (energia vital). O pó volta ao pó e o fôlego volta para Deus. A pessoa passa a não existir (estado que é comparado ao sono inconsciente em Ecles. 9:5 e 6) e só poderá ressuscitar por ocasião da volta de Jesus (1Ts 4:16).[MB]