sábado, maio 03, 2008

Cientistas tentam criar espermatozóides

Segundo reportagem publicada no portal Terra, cientistas da Alemanha anunciaram ter conseguido produzir espermatozóides não maduros a partir de amostras de medula óssea humana. Os pesquisadores das universidades de Göttingen e de Münster, e da Escola de Medicina de Hannover, isolaram células-tronco tiradas de voluntários adultos.

Ao apresentar o trabalho, publicado na revista Gamete Biology: Emerging Frontiers on Fertility and Contraceptive Development, eles dizem que se conseguirem fazer com que os espermatozóides se desenvolvam e atinjam a maturidade, a descoberta pode ajudar no tratamento da infertilidade. Mas outros especialistas em fertilidade alertam que os dados do estudo precisam ser analisados com cautela neste estágio inicial.

Normalmente, as células-tronco originárias da medula óssea se transformam em diferentes tipos de células no tecido muscular. Mas os pesquisadores induziram um pequeno número delas a se desenvolverem como espermatogônios, que são células presentes nos testículos e que são precursoras dos espermatozóides.

É a primeira vez que se produz artificialmente espermatogônios humanos desta maneira. O líder da pesquisa, Karim Nayernia, disse esperar que a descoberta possa um dia ajudar a tratar jovens homens que perderam a fertilidade por causa de quimioterapia.

"Nosso próximo objetivo é ver se conseguimos fazer com que esses espermatogônios amadureçam e se transformem em espermatozóides no laboratório", afirmou. "Serão necessários de três a cinco anos de experiência para isso." ...

O professor Harry Moore, do Centro de Biologia em Células-Tronco da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, diz que a análise dos resultados obtidos na Alemanha precisa ser cautelosa. Segundo ele, praticamente todas as observações de transdiferenciação - processo de transformação de células pré-musculares em unidades pré-reprodutivas - não foram confirmadas em testes mais rigorosos. "Esta é uma área onde as mudanças ocorrem muito rapidamente, mas ainda estamos longe de desenvolver tratamentos contra a infertilidade usando esse tipo de técnica", afirmou. Moore também alerta que a manipulação das células-tronco para que se transformem em espermatozóides maduros pode provocar mudanças genéticas permanentes, o que afetaria a "segurança" dessas células.

Note: Fico pensando cá com meus botões de leigo: os cientistas, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia, vêm gastando décadas de pesquisa e rios de dinheiro para conseguir criar espermatozóides em laboratório (olha o design inteligente aí!) e ainda não chegaram lá, mesmo partindo de algo já criado, como as células-tronco. Mesmo assim, há entre eles os que querem que acreditemos que o acaso cego deu origem ao óvulo e ao espermatozóide em organismos que se diferenciaram a partir de um ancestral comum; querem que aceitemos que seres assexuados originaram os sexos e que estes, com todas as suas peculiaridades, acabaram sendo perfeitamente compatíveis e capazes de originar outro ser vivo; propõem que aceitemos todo o complexo processo de reprodução, a maravilhosa (e prazerosa) química sexual e a diferenciação celular a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozóide - tudo isso como resultado de mutações e da seleção natural. Sinceramente, não tenho fé suficiente para crer nisso.[MB]