quinta-feira, maio 08, 2008

A coluna curvada das mulheres

Segundo matéria publicada pela BBC Brasil, "as mulheres desenvolveram colunas vertebrais mais curvadas do que os homens para impedir que percam a estabilidade com o peso da gravidez". De acordo com especialistas, sem a curvatura mais acentuada, as ancestrais [sic] dos seres humanos que caminhavam eretas não poderiam fugir de predadores durante a gestação. Elas também teriam sofrido de fortes dores nas costas, disse o estudo, publicado na revista Nature.

"Sem a adaptação", prossegue a matéria, "a gravidez colocaria um peso maior nos músculos lombares, causando dores e fadiga consideráveis e possivelmente limitando a capacidade de colher alimentos e a habilidade de fugir de predadores", disse Liza Shapiro, antropóloga da Universidade de Harvard.

Segundo a BBC, "a transição para um andar mais erguido verticalmente foi uma das mudanças-chave na evolução do homem, mas teve uma conseqüência indesejável para mulheres grávidas. Nos primatas, o feto fica confortavelmente apoiado no ventre, mas em seres humanos, ele fica mais à frente, deslocando o centro de gravidade e causando um desequilíbrio. Tanto homens quanto mulheres têm uma curvatura na parte mais baixa da espinha, mas nas mulheres, de acordo com os pesquisadores, a curvatura se prolonga mais na coluna vertebral".

A matéria explica ainda que a diferença permite que as mulheres ajustem sua postura para se manter em equilíbrio e reduzir o desconforto causado por dores na parte mais baixa da espinha, mesmo nos últimos meses de gestação, quando o abdômen pode pesar quase 7 quilos mais do que o normal.

Para mim, essa peculiaridade feminina tem mais que ver com design inteligente. Aliás, como explicar tantas diferenças anatômicas e fisiológicas entre os sexos? E mais: Como essas diferenças podem ser tão complementares? Em que momento na evolução houve a separação dos sexos e como dois gêneros diferentes puderam evoluir de maneira independente e manterem-se tão perfeitamente ajustados como pólos opostos que se completam, como "uma só carne"?

A curvatura mais acentuada na coluna das mulheres, além de lhes conferir beleza estética adicional, favorece o desenvolvimento da barriga durante a gestação que, diga-se de passagem, é um milagre à parte. Desde a concepção, passando pela diferenciação celular a partir de uma única célula, até o desenvolvimento completo do bebê, tudo nesse processo aponta para um projeto tremendamente bem elaborado, que tinha que funcionar bem desde o primeiro momento.

E para que não fique dúvida de que o natural, como foi criado, sempre é o melhor, leia a reportagem "Cesariana aumenta riscos de problemas respiratórios em bebê".

Leia também: "Pronto para nascer", "Barriga perfeita" e "Alimento perfeito"