domingo, maio 04, 2008

Coração "conversa" com o cérebro

No último século, a frieza da ciência transformou o coração, antes tido como repositório dos sentimentos, em apenas mais um músculo do corpo; para os cientistas, a central emocional humana seria tão somente o cérebro. Mas um novo estudo acaba de demonstrar que essa noção não está totalmente correta. Ao que parece, o coração também "fala" com o cérebro - embora o que ele diz ainda não esteja totalmente claro.

O estudo foi realizado por Marcus Gray, do University College de Londres, e seus colegas, e publicado na última edição da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a PNAS. "Nós estudamos pacientes com uma variedade de problemas cardíacos durante uma tarefa experimental levemente estressante. As pessoas tipicamente respondem com atividade cardíaca aumentada, mas apenas alguns de nossos pacientes foram capazes de experimentar isso", relatou Gray, em entrevista ao G1.

"Observamos uma forte associação entre o desempenho cardíaco e a atividade cerebral, o que sugere que algumas regiões do cérebro ouvem atentamente a performance do coração", conclui.

A grande surpresa foi encontrar essa atividade cerebral aumentada em regiões do córtex cerebral - área mais externa do cérebro que é responsável pelo fenômeno mais intrigante desse órgão: a produção da consciência.

"Nós encontramos evidências de que a atividade cerebral nas regiões temporal esquerda e lateral prefrontal está fortemente associada ao desempenho do coração", diz Gray. ...

Em razão do estudo, que se baseou em pacientes com problemas cardíacos, pode-se pensar que essa comunicação entre o coração e o cérebro só diz respeito a más notícias. Mas Gray não acredita nisso e aposta que o coração pode induzir o cérebro a interpretar muitas das emoções positivas que sentimos, o que de certa forma restaura algumas das noções românticas até então enterradas pela frieza do monopólio cerebral das emoções. "A atividade cardíaca responde a muitas emoções e a sensação de sentir seu coração batendo forma um aspecto importante dessas emoções", diz.

Nota: À luz dessa pesquisa, os textos bíblicos seguintes se tornam ainda mais interessantes (você pode procurar outros textos com a palavra "coração" numa concordância bíblica):

"Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai" (Salmo 4:4).

"Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho" (Salmo 4:7).

"Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus" (Salmo 7:9).

"Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem" (Salmo 14:1).

"Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos" (Salmo 19:8).

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos" (Salmo 139:23).

"Porque a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:34).

"Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias" (Mateus 15:19).

"Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hebreus 4:7).

Se você quiser conhecer mais sobre a Bíblia, visite a seção "Curso Bíblico".