sábado, maio 03, 2008

Descobertas interessantes

Três descobertas recentes me chamaram a atenção no contexto das evidências de um dilúvio global. A primeira, publicada pela BBC Brasil, informa que arqueólogos da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, descobriram um "país pré-histórico" no fundo do Mar do Norte. "A área, onde teriam vivido comunidades de caçadores que retiravam da natureza tudo o que precisavam, foi inundada pela alta nos níveis da água do mar depois da última Era do Gelo, há mais de 8 mil anos. Os pesquisadores dizem que a descoberta é muito importante, já que vai permitir o mapeamento da paisagem pré-histórica mais bem conservada da Europa'.

"Os cientistas da Universidade de Birmingham estão usando tecnologia de exploração de petróleo para conseguir recuperar os detalhes da área que foi tomada pelo mar. A região vai da Costa Leste da Grã-Bretanha até as ilhas Shetlands e a Escandinávia.

"Para Vince Gaffney, que lidera a pesquisa, 'foi como encontrar um outro país. ... Seria um engano pensar que as pessoas (que viviam nessas comunidades pré-históricas) eram simples e sem cultura própria... Eles já davam nomes a seus rios e montanhas e faziam associações espirituais'."

A outra notícia, publicada pelo Estadão, diz que em abril de 2007 cientistas encontraram os restos fossilizados do que acreditam ser uma das primeiras florestas tropicais do mundo. A floresta era composta de grande variedade de plantas extintas, como uma espécie de musgo gigante que chegava a 40 metros de altura, enormes samambaias e arbustos. Trata-se ainda da maior floresta fóssil jamais encontrada, cobrindo dez mil hectares. A descoberta foi feita em uma mina de carvão no Estado norte-americano de Illinois por cientistas norte-americanos e britânicos. Eles acreditam que a floresta foi preservada por causa de um forte terremoto que teria ocorrido há cerca de 300 milhões de anos. O tremor fez com que toda a região desabasse para abaixo do nível do mar, onde a mata foi enterrada pela lama, sendo preservada até hoje. [Se foi enterrada pela lama, você acha que o motivo do soterramento não pode ter sido outro?]

A terceira matéria, também da BBC Brasil, dá conta de que arqueólogos descobriram na Síria os restos fossilizados de uma espécie desconhecida de camelo gigante que viveu há 100 mil anos [sic]. Os ossos do animal foram descobertos por uma equipe de cientistas suíços e sírios perto do vilarejo de El Kowm na parte central do país.

O camelo teria o dobro do tamanho de uma espécie atual. Cientistas acreditam que esse tipo de camelo gigante poderia ter sido morto por humanos, que viviam no lugar no mesmo período. ...

"Não se sabia que o dromedário estava presente no Oriente Médio há mais de 10 mil anos", disse Jean-Marie Le Tensorer da Universidade de Basel. "A corcova do camelo ficava a três metros de altura e a altura total poderia chegar a quatro metros, tão alto quanto uma girafa ou elefante. Ninguém sabia que uma espécie como esta já existiu", acrescentou.

Entre 2005 e 2006 mais de 40 fragmentos de ossos de camelos gigantes foram encontrados pela equipe.

[Fauna e flora gigantes são previstas no modelo de mundo antediluviano.]