domingo, maio 04, 2008

Dinos nadavam ou fugiam de inundação?

Os dinossauros, ou pelo menos alguns deles, podiam de fato nadar, indicam marcas descobertas por uma equipe de cientistas europeus no fundo de um lago na Espanha. Liderado por Ruben Ezquerra, da Fundação do Patrimônio Paleontológico de La Rioja, na Espanha, o estudo foi publicado na edição de junho do jornal científico americano Geology.

A suspeita de que os gigantescos animais pré-históricos nadavam já existia, mas até então os indícios não eram conclusivos. Havia vestígios da passagem de dinossauros tão grandes como o Diplodocus pelo fundo de lagos, mas não se sabia se eles ficavam suspensos na água ou simplesmente entravam nos lagos.

Desta vez, no entanto, os cientistas dizem que as marcas encontradas no que foi um dia o fundo de um lago na Bacia de Cameros, na Espanha, não deixam dúvida.

"Quando você vê pegadas, dá para realmente reconhecer um pé no chão. Mas neste caso nós temos apenas séries de sulcos - longos sulcos de 60 centímetros, por exemplo - que são realmente característicos do corpo do animal sendo sustentado pela água", afirma Loic Costeur, paleontólogo da universidade francesa de Nantes e co-autor do estudo.

Foram encontradas 12 marcas consecutivas divididas em seis pares assimétricos que, segundo os cientistas, datam de 125 milhões de anos atrás [sic]. "As marcas são muito peculiares na forma e na morfologia", disse Costeur. "Elas não se parecem em nada com pegadas."

Agora visíveis na superfície, essas marcas teriam sido deixadas por um dinossauro nadando e arranhando o fundo do lago com as suas pernas traseiras.

Embora não saibam que espécie de dinossauro deixou as marcas, os cientistas acreditam que se tratava de um tipo carnívoro de grande porte e com duas longas pernas traseiras e dois braços pequenos, do grupo do Tiranossauro Rex - o maior dinossauro carnívoro de que se tem registro.

Costeur diz que outras descobertas desse tipo são necessárias para estabelecer se espécies herbívoras de dinossauros também podiam nadar.

(BBC Brasil)

Nota: Será que os grandes dinossauros realmente sabiam nadar ou as inúmeras pegadas fósseis deles - encontradas em várias partes do mundo - não indicariam algum tipo de evento do qual eles tentaram escapar? Para a preservação dessas pegadas em rochas, foi necessário sua impressão num terreno ainda úmido que depois foi sepulatdo por mais lama, ficando assim o registro livre do desgaste das intempéries.