sábado, maio 03, 2008

Ditadura norte-americana

O G1 Notícias entrevistou Naomi Wolf, principal nome do feminismo contemporâneo. Ela vai lançar o livro O fim da América - Uma carta alerta a um jovem patriota. Segundo ela, os Estados Unidos estão seguindo dez passos semelhantes aos que seguiram todos os outros regimes que deixaram a democracia e se tornaram ditaduras, de direita ou de esquerda, de Hitler a Pinochet.

Entre as coincidências, Wolf cita a referência a uma ameaça permanente (o terrorismo para Bush e os judeus para Hitler), a criação de um gulag (a prisão de Guantánamo para Bush e as prisões russas de Stálin) e perseguições e prisões arbitrárias (o Patriot Act de Bush, que suprimiu direitos civis, e as mais de 3 mil mortes da ditadura de Pinochet).

O título do seu livro fala em “fim da América”. O que a leva a considerar esta possibilidade?

Meu livro é uma análise apartidária e objetiva de evidências reais de que o país que se proclama a mais perfeita democracia do planeta está cada vez menos democrático. Quero mostrar que há um padrão histórico para fechamento de democracias seja no comunismo da União soviética, da China, na Alemanha nazista, na América Latina nos anos 60 e 70, todos seguiram os mesmo passos ao deixar de lado a democracia e se tornarem ditaduras. São processos bizarramente similares na história, e está começando a acontecer nos Estados Unidos. Não estou fazendo retórica ou oposição política.

A sra. diz que não seria diferente se Hillary Clinton se tornasse presidente agora. Acha que seria diferente se Al Gore tivesse vencido as eleições em 2000?

Acho que seria bem diferente, se Gore tivesse se tornado presidente, mas agora pode ser tarde demais. É muito perigoso desmontar o delicado sistema de freios e contrapesos que faz com que exista um equilíbrio entre os três poderes, necessário para o funcionamento de uma democracia. Quando a democracia norte-americana foi fundada, os "founding fathers" (“pais fundadores”, membros da assembléia constituinte que criou os Estados Unidos em 1787) sabiam que a natureza humana é falha e que qualquer ser humano se corrompe quando tem poderes ilimitados. No ano 2000 o país ainda funcionava plenamente com equilíbrio entre os três poderes, e Al Gore teria respeitado esse sistema, se tivesse sido eleito em 2000, por acreditar nesse sistema. A estrutura de então garantia que nem o Executivo, nem o Judiciário nem o Legislativo tinha poderes em excesso. Se qualquer outra pessoa assumir a Presidência agora, depois que o sistema de freios e contrapesos foi destruído pelo governo Bush, vai se sentir completamente tentada pelo excesso de poder, que corrompe.

Essa é a idéia central do seu trabalho, a corrupção do poder?

É um exemplo histórico que se repetiu dezenas de vezes em todo o mundo. Pessoas bem-preparadas, bem-intencionadas, chegam ao poder, mas, se não há um sistema democrático equilibrado, cedem à tentação de poder sem controles. O sistema falho corrompe facilmente qualquer pessoa. Isso aconteceu na Europa, na América Latina, no próprio Brasil. É responsabilidade desse equilíbrio do sistema manter todos os líderes na linha. Manter a democracia precisa não apenas de eleição e votos. É preciso ter pessoas que acreditam na democracia, mas também um sistema equilibrado de freios e contrapesos.

Como a população norte-americana vê esse processo de desequilíbrio na democracia?

Os norte-americanos têm o que chamo de "vício em democracia". Eles acham que só porque estão nos Estados Unidos, o sistema não pode ser corrompido. O problema é que até mesmo os fundadores do país, os homens que votaram a nossa Constituição, pensavam diferentemente, sabiam da delicadeza e da fragilidade da democracia. Eles vinham de um sistema que não era democrático, por isso tinham medo de perder esse equilíbrio. Acho que precisamos ficar aterrorizados com o que está acontecendo atualmente com nosso país.

O governo Bush tem consciência de estar desmontando o sistema democrático ou está sendo um processo natural e impensado?

Não estou tentando fazer nada além de reunir evidências de que isso de fato está acontecendo a fim de mostrar a realidade para a sociedade e os líderes da nossa nação e do mundo para que as pessoas tenham consciência do que está acontecendo. Não podemos saber quais as intenções do nosso governo atual. O que podemos fazer, entretanto, é reunir o povo e olhar para a História, para que todos tenham noção real do que está acontecendo e saibam o quão perigoso é esse processo.

O quanto a sra. acha que os Estados Unidos estão próximos, ou distantes, de deixar a democracia de lado permanentemente e se tornar uma ditadura?

Isso depende de nós. Essa é a beleza de uma democracia e a tristeza de uma sociedade fechada. Ainda vivemos numa democracia, por mais que haja problemas, e a nação ainda pode ser mudada por seus cidadãos. Se amanhã a população acordar e decidir mudar esse processo, é fácil fazê-lo. Isso vai além de partidarismo e depende de nós.

Por outro lado, se a população dos Estados Unidos preferir ignorar o que está acontecendo na política e, em vez disso, ficar focada apenas no American Idol, ou na Britney Spears, podemos mais uma vez olhar para a História e ver que estamos seguindo o exemplo de países que chegaram a uma situação tão fechada à sociedade que não havia mais retorno. A hora de acordar é esta.

Qual a responsabilidade da mídia com esta situação?

Ela tem responsabilidade nessa hora de acordar a população, por isso acaba sendo uma das primeiras a sofrer com o fechamento da liberdade social. Um dos capítulos do meu livro se chama “Punição à imprensa”, e trata da forma como os jornalistas se tornam alvo sempre que aparece algum sistema mais fechado, ditatorial, que se sente ameaçado pela liberdade de imprensa.

A sra. se sente ameaçada por fazer críticas ao sistema?

Claro que me assusta. Sei que, ao fazer esse tipo de críticas, entro numa lista de opositores, que descobri já ser imensa, e que pode ser atacada, no caso de um fechamento total do sistema. Não quero dizer que me sinto pessoalmente mais apreensiva de que o resto da sociedade deveria ficar. Acho que há o perigo, e se olhamos mais uma vez o exemplo histórico, os primeiros a serem perseguidos são os mais altos líderes oposicionistas e os intelectuais que criticaram o governo, e os jornalistas. É um padrão. Não acho que temos o direito de nos dar o luxo de esperar para ver.

Que conseqüências sentiria o resto do mundo, se os Estados Unidos se tornassem uma ditadura?

Não poderia ser bom. Concordo plenamente com uma frase que [o democrata] Barack Obama usou, para falar do governo Bush: O papel de líder do planeta ficou vago ao longo dos últimos anos, porque Bush não o assumiu. O mundo precisa que os Estados Unidos sejam uma nação livre. Os Estados Unidos são a nação mais poderosa do planeta, e deveriam ser um modelo a ser seguido.

Mas a partir do momento em que estamos torturando pessoas, não temos moral para lutar para que o mundo seja um lugar livre de tortura. Os Estados Unidos não estão se comportando como um modelo para o planeta. Acho que se o mundo perder isso definitivamente, chegaremos a uma situação de barbárie globalizada.


Nota: Apocalipse 13 está se cumprindo rapidamente. Como a mídia por certo continuará mais preocupada com a Britney Spears do que com a situação política da superpotência, nada indica que haja mudanças nesse quadro. Sugiro aos leitores deste blog a leitura do livro O Grande Conflito (Casa), que há mais de cem anos já prenunciava a situação a que se está chegando.[MB]