sexta-feira, maio 02, 2008

Em defesa dos animais

Em junho e agora em agosto, ativistas de movimentos que lutam pelos direitos dos animais fizeram protestos criativos em defesa de nossos companheiros de planeta. No primeiro caso, duas ativistas se "enjaularam" em frente à rede de fast food KFC, na cidade polonesa de Varsóvia, para protestar contra a matança de galinhas. Vestidas apenas com biquínis amarelos, elas seguravam placas contra a "tortura de galinhas". Segundo elas, as aves não têm um tratamento adequado pela rede de fast food. (Confira aqui.)

O segundo protesto foi organizado em Colônia, na Alemanha. Ativistas da organização Peta apareceram nus e foram literalmente embalados como se fossem pedaços de carne. O mote da campanha é "Coloque-se no lugar dos animais", para alertar as pessoas sobre o consumo de carne ao redor do mundo. (Confira aqui.)

Os protestos podem ser um tanto exagerados (especialmente pelo apelo ao nudismo), mas não deixam de chamar a atenção para uma realidade triste: os animais vêm sendo submetidos a verdadeiras torturas, num tipo de criação que os priva da liberdade e os submete à dor e sofrimento, tudo para abastecer o crescente mercado de carne para consumo humano.

Sugiro ao leitor que assista ao documentário "A carne é fraca", dos Instituto Nina Rosa, a fim de conhecer esse triste submundo em que seres vivos são criados em condições bárbaras para servirem de iguarias para outros seres vivos que se dizem mais inteligentes. Depois de assistir, julgue por si mesmo se esses ativistas (descontados os exageros apelativos) têm ou não razão...