segunda-feira, maio 05, 2008

Escavando a Verdade

Conforme escreveu Wayne Jackson, “a ciência da arqueologia tem sido uma grande benfeitora para os estudantes da Bíblia. Ela tem: (1) ajudado na identificação dos lugares e no estabelecimento de datas, (2) contribuído para o melhor conhecimento de antigos costumes e obscuros idiomas, (3) trazido luz sobre o significado de inúmeras palavras bíblicas, (4) aumentado nosso entendimento sobre certos pontos doutrinários do Novo Testamento, (5) silenciado progressivamente certos críticos que não aceitam a inspiração da Palavra de Deus”.

O professor de teologia e especialista em arqueologia Dr. Rodrigo Silva chama atenção para tudo isso em seu novo livro Escavando a Verdade – A arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia (Casa Publicadora Brasileira). Mas não espere um tratado científico com linguagem empolada. O livro de Rodrigo é tudo, menos isso. Conforme ele mesmo escreveu na Introdução, “não se trata de um livro técnico, muito menos exaustivo. Aqui vamos tratar das evidências do Antigo Testamento e da vida de Jesus no Novo Testamento”.

Rodrigo, que fez estudos de pós-doutoramento em arqueologia bíblica pela Andrews University, participou de escavações em Israel, Espanha, Sudão e Jordânia. Portanto, nas 176 páginas de seu livro ele fala do que viu e tocou e não apenas do que pesquisou ou leu. Esse toque de testemunha ocular com conhecimento de causa torna a leitura ainda mais prazerosa. Imperdível!