quarta-feira, maio 07, 2008

Estudante assassino quis "ajudar a evolução"

Um estudante de 18 anos chocou o mundo recentemente ao matar oito pessoas em um colégio de Tuusula, no sul da Finlândia, num massacre previamente anunciado em um vídeo postado em um site da internet, contra o que chama de “vergonhas da raça humana”. Pekka-Eric Auvinen, acusado da agressão, morreu no hospital depois de ter atirado em sua própria cabeça. O vídeo, intitulado “Jokela High School Massacre - 11/7/2007″ (”Massacre do Colégio Jokela”), mostra a fachada do edifício do colégio e em seguida duas fotografias de um jovem apontando uma pistola sobre fundo vermelho, aparentemente o mesmo que realizou o massacre hoje.

O autor dos assassinatos entrou no colégio pouco antes de meio-dia (hora local) e começou a disparar contra uma turma da instituição de Tuusula, cerca de 50 quilômetros ao norte de Helsinque.

Quando os policiais chegaram ao colégio, o assassino atirou contra eles uma vez, sem ferir ninguém, e pouco depois tentou o suicídio. “A situação era caótica. Os estudantes tentavam escapar pelas janelas e fugiam correndo do edifício”, disse um porta-voz policial.

O jovem se definia como um “existencialista cínico, um humanista anti-humano, um darwinista social anti-social, um idealista realista e um ateu endeusado”.

“Já tive o bastante. Não quero fazer parte desta m… de sociedade”, afirmou em sua página, que já foi suspensa. “Estou preparado para lutar e morrer pela minha causa. Eu, como um seletor natural, eliminarei todos aqueles que considerar deficientes, vergonhas da raça humana e fracassos da seleção natural”, acrescentou.

O jovem tinha uma conta anterior com o apelido de “Natural Selector89″ (”Seletor natural” e seu ano de nascimento), mas o portal a suspendeu devido ao seu conteúdo.

No entanto, conseguiu abrir uma nova conta com o apelido “Sturmgeist89″e postou vários outros vídeos, entre eles aquele no qual anunciava o massacre em seu colégio na véspera de realizá-lo.

Nota: Seria justo pegar essa parte e julgar o todo, como fazem Hitchens, Dawkins e outros? O fato de o rapaz ser ateu e darwinista e ter agido movido pela idéia de estar "dando uma mãozinha" para a seleção natural torna todos os darwinistas maus? Claro que isso seria um absurdo, mas é mais ou menos o que esses escritores de um ateísmo estridente fazem com a religião.[MB]