sábado, maio 03, 2008

Estudo liga crença na reencarnação a falha mental

Pessoas que acreditam que viveram vidas passadas têm tendência de sofrer alguns tipos de erros de memória, segundo estudo publicado pela revista LiveSearch neste sábado, 7. Essa propensão explicaria, em parte, o motivo pelo qual pessoas aderem à filosofia da reencarnação.

Pesquisadores recrutaram pessoas que, após participar de uma terapia hipnótica, começaram a acreditar que tiveram vidas passadas. Os estudados tiveram que ler 40 nomes de pessoas desconhecidas e depois de duas horas de espera receberam uma lista com três tipos de nomes: os mesmos da lista antiga, de pessoas famosas e de pessoas desconhecidas que eles nunca viram antes. A tarefa era identificar quais dos nomes eram de pessoas famosas.

O resultado dos pesquisadores foi que os crentes em vidas passadas erraram duas vezes mais se comparados a pessoas que não acreditam em reencarnação. Esse tipo de erro indica dificuldade de reconhecimento de onde um determinado nome lhe foi apresentado

O estudo aponta ainda que as pessoas que cometem esse tipo de "erro mental" acabam se convencendo de coisas que não aconteceram de fato, segundo declarações do pesquisador da Universidade de Maastricht na Holanda Maarten Peters.

"Quando quem sofre desse tipo de distúrbio passa por algum tipo de hipnose, onde se é repetido várias vezes que essa pessoa possui uma vida passada, ela se acostuma com a idéia e cria uma falsa memória do que pode ter acontecido no passado", disse Peters à revista LiveScience. "Isso acontece porque a pessoa não é capaz de distinguir o que de fato aconteceu e o que é sugerido", acrescentou.

(O Estado de S. Paulo)

Saiba o que a Bíblia ensina sobre a morte.