sexta-feira, maio 02, 2008

Estudo prevê mundo árido e perigoso

Estudo do Instituto de Estudos de Segurança da União Européia (ISS, em inglês) alerta que o mundo, em 2025, será mais poluído, árido e perigoso - com o ressurgimento de doenças como a tuberculose. As projeções, que cobrem tendências globais em economia, política e demografia, foram feitas por especialistas do ISS, uma agência autônoma criada pela União Européia para prestar assessoria em suas decisões de política exterior e defesa.

Segundo o documento – um relatório de 250 páginas intitulado O Novo Quebra-Cabeças Global – se todos os países seguirem o caminho atual, dentro de vinte anos "o mundo estará mais povoado, explorado, contaminado e árido".

Os especialistas estimam que a população mundial aumentará em 23,4%, impulsionada, principalmente, pelos países em desenvolvimento, que serão responsáveis por 90% dos seres humanos. Na América Latina, o crescimento demográfico será de 24%.

Em 2025, mais de 60% da população viverá em cidades. Com a crescente urbanização dos países em desenvolvimento e o aumento da população, crescerão também o consumo de energia, a degradação ambiental e a contaminação atmosférica. O resultado dessa combinação será o risco do aparecimento de novas doenças e a volta de antigas. "O ressurgimento de doenças resistentes a medicamentos, como a tuberculose, representará uma verdadeira ameaça", diz o texto. "Essa doença, juntamente com Aids, a dengue, a diarréia, e febres e infecções respiratórias, ameaça o desenvolvimento de regiões inteiras."

O ressurgimento de doenças resistentes a medicamentos, como a tuberculose, representará uma verdadeira ameaça ao desenvolvimento de regiões inteiras. Ao mesmo tempo, doenças que hoje estão restritas a determinadas regiões do planeta poderão se alastrar devido ao fluxo migratório constante e à maior mobilidade dos cidadãos.

De acordo com o ISS, o mundo de 2025 estará ainda mais globalizado e interdependente que hoje. Capacidades econômica e militar, embora continuem como "fatores cruciais", já não serão as únicas determinantes do poder, prevê o relatório. Cada vez mais crescerá a importância de se controlar recursos naturais, avançar na produção de conhecimento e agir em "legitimidade diante da opinião pública".
Nesse sentido, a disponibilidade de recursos energéticos dará ao Brasil um "papel-chave" em 2025, diz o estudo.

(Da BBC)

Leia também: Consumo insustentável pode levar o planeta a um colapso ambiental em 50 anos

Nota: "Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares" (Lucas 21:11).