sexta-feira, maio 09, 2008

"Homenzinho de Marte" é ilusão de ótica


Foi divertido enquanto durou. Emissoras de TV, jornais e sites espalharam pelo mundo a notícia de que um dos jipes-robôs da Nasa havia fotografado um "homenzinho" ou "pé-grande" passeando por Marte. Astrônomos blogueiros, no entanto, acabam de demonstrar que a imagem é pura e simplesmente ilusão de óptica. A explicação foi dada no blog da Planetary Society, uma das principais organizações de divulgação da astronomia e exploração espacial no mundo. Emily Lakdawalla, blogueira da Planet Society, contou dois detalhes que derrubam completamente a idéia de que se trata de um alien em movimento, correndo na frente da sonda da Nasa:

1. Para tirar uma foto colorida, o jipe-robô Spirit precisa usar três filtros diferentes em sua câmera, trocando-os ao longo de três minutos. Ou seja, no mínimo o alien ficou "congelado" durante três minutos. 2. Faz três dias que a sonda está fazendo imagens mostrando o mesmo lugar. E, nesses três dias, o "alien" também não se mexeu.

Outro detalhe importante: uma estimativa feita com base nas câmeras do Spirit sugere que ele estava a apenas cinco metros de distância da rocha. Isso significa que ela deve ter 6 cm de altura - um pouco baixo para um alien de verdade com forma de gente, aparentemente.

Ou seja, trata-se simplesmente de uma pedra com forma que lembra a humana. Não foi dessa vez que acabou a nossa solidão cósmica.

(G1 Notícias)

Nota: É interessante notar como as pessoas querem/desejam não estar sozinhas no Universo. Não é a primeira vez que imagens estranhas chamam atenção em Marte e são tidas como evidência de vida lá. Lembra do rosto humano? E do meteorito marciano que teria marcas de bactérias? Ao passo que aceitam evidências frágeis como essas (que acabaram se revelando ilusões), rejeitam as marcas inconfundíveis de um Designer no macro e no microcosmo, passando por todos os "cosmos" intermediários. Leia os textos da seção "Digitais do Criador" para ter algumas amostras dessa "assinatura" do Criador. "Solidão cósmica"... Nada disso! Estamos em boa companhia.[MB]