sexta-feira, maio 09, 2008

Inimigos da alegria

Sempre achei que a alegria fosse um bom antídoto para grande parte dos problemas do dia-a-dia. Mas, às vezes, a situação fica tão complicada que é difícil produzir esse "medicamento" natural. Quando isso acontece, criamos um ciclo pouco positivo: muitos problemas vão diminuindo a alegria; pouca alegria ajuda a piorar os problemas. Tenho conversado com muitas pessoas nessa situação e parece que a grande dificuldade é romper esse ciclo. Lendo o livro A Química da Alegria, da editora Gente, descobri que, segundo os autores Dr. Henry Emmons e Rachel Kranz, existem três inimigos que dificultam a alegria. São eles:

1. Desequilíbrio físico e toxidade. As escolhas que fazemos e o ambiente que nos rodeia podem prejudicar a alegria. "A baixa qualidade dos alimentos ameaça a saúde mental e o vigor físico. Nosso cérebro é diretamente afetado pelos venenos que nos cercam, e isso promove inflamações, impede o bom funcionamento das glândulas supra-renais e sobrecarrega a química cerebral. Além disso, o ritmo frenético da vida moderna gera insônia e tensão, rotinas estressantes sem períodos de descanso também levam à depressão."

2. Excessos da mente. Muitas pessoas não compreendem o papel da mente na criação das emoções, da experiência de vida, do humor e, até mesmo, da saúde física. "Se a mente ficar sem controle e se desgastar em preocupações intermináveis com o futuro, se agitar constantemente com ressentimentos ligados a mágoas reais ou imaginárias e ficar paralisada em situações de estresse, mais cedo ou mais tarde poderá desencadear depressão."

3. A ilusão do isolamento. Fomos criados para fazer parte da vida em comunidade e precisamos compartilhar em nossa condição humana. "Na cultura moderna, cujo foco se concentra no individualismo, perdemos o senso de comunidade e os vínculos que nos mantêm equilibrados. Precisamos também de um vínculo do indivíduo com o divino – com o próprio universo – e do senso de que participamos de um propósito mais elevado. Sem a sensação de que o universo é um lugar amigável, teremos grande dificuldade de resistir à depressão."

É claro que não é fácil se alegrar quando tudo parece dar errado, mas tristeza ou depressão, com certeza, pioram as coisas. Então, procure evitar os inimigos da alegria e encontre forças dentro de você para virar o jogo. Assim, estará praticando ações para melhorar o seu dia-a-dia... e a sua vida.

(Karen Jardzwski, Motivação)

Colaboração: Vagner Zil

Nota: Esses conceitos não são novidade, embora alguns os estejam descobrindo agora. Estão na Bìblia há muito tempo: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma" (3Jo 2); "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Sl 46:10); "Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" (Sl 133:1).[MB]