domingo, maio 04, 2008

Lago some misteriosamente no sul do Chile

Um lago desapareceu no extremo sul do Chile, deixando em seu lugar apenas uma cavidade seca com uma enorme rachadura, intrigando autoridades e moradores da região. O lago, de tamanho médio, ficava na região de Magallanes, no extremo sul do país, e era alimentado pelo degelo de glaciares que o cercavam.

"Em março, patrulhamos a zona e tudo estava normal. Em abril, não pudemos ir. Fomos em maio e encontramos a surpresa de que o lago tinha desaparecido completamente", disse Juan José Romero, diretor regional da Corporação Nacional Florestal.

"Só ficaram os icebergs no leito seco do lago e uma rachadura enorme", acrescentou. De acordo com ele, sobrou pouco também do rio do qual nascia o lago e que antes era difícil de cruzar devido à sua largura.

Uma história que circula na região é de que um forte terremoto ocorrido em abril na área vizinha de Aysén formou a rachadura que tragou a água do lago. A Corporação Nacional Florestal contratou geólogos e outros pesquisadores para investigar o fenômeno.

(Terra)

Nota: Eventos catastróficos rápidos ainda ocorrem na Terra. E, embora circunscritos a regiões relativamente pequenas, fazem grande estrago. Agora imagine do que seria capaz um cataclismo hídrico global... Aliás, de acordo com artigo que li na edição de 14 de junho de 2007 da revista Nature (vol. 447) - "Forests frozen in time" - os cientistas acreditam num dilúvio em Marte; mas têm dificuldades de aceitar um cataclismo desses aqui na Terra. Vai entender...[MB]