domingo, maio 04, 2008

Médicos chineses examinam "homem macaco"

Um grupo de médicos chineses iniciou os exames de um paciente de 30 anos conhecido em sua cidade natal como o "homem macaco", em função de uma série de deformidades que o assemelham a um primata, informou nesta segunda-feira, 21, o jornal China Daily.

Chen Conghua, de 30 anos, mede menos de 1,1 metro, seu peso é inferior a 20 quilos e ele quase não consegue se manter na posição vertical ou caminhar como um humano, já que precisa usar suas mãos para apoiar-se no solo.

O grupo de geneticistas do Hospital Provincial Popular de Changsha (capital da província central de Hunan) buscou Chen na semana passada em seu povoado natal, Huangnidun, no distrito de Gongxi, informa o jornal Xiaoxiang Morning News.

O diagnóstico inicial indica que este pode se tratar de um fenômeno de atavismo, que origina deformidades semelhantes às dos antecessores do ser humano. "Da cintura para cima ele é normal, e a forma de sua cabeça é inata, com os ossos oculares superiores protuberantes", explicou Xu Wei, responsável de genética do hospital de Hunan. "Ainda não temos certeza se este é um caso de atavismo, porque este diagnóstico requer exames de alta tecnologia. É possível que ele tenha sofrido uma deformação anormal quando era ainda um feto", disse o especialista. "Seus pais são deficientes físicos, por isso seus filhos também podem ser casos anormais", concluiu.

Segundo o Xiaoxiang Morning News, a família do "homem macaco" é muito "infeliz", pois sua mãe e irmão são deficientes mentais e "a situação é tão grave que eles são incapazes de se alimentar sozinhos", afirmou Chen Changping, um funcionário local.

A equipe médica assinala que é preciso continuar realizando exames para diagnosticar as origens de suas deformidades.

(O Estado de S. Paulo)

(Colaboração: Sikberto Marks)

Nota: Fico imaginando se um dia um fóssil desse chinês pudesse ser encontrado e sua história fosse desconhecida (como ocorre com os "hominídeos"). Quais seriam as conclusões dos pesquisadores? Pelo visto, a involução é bem mais provável que a evolução. Uma possível referência bíblica aos "homens das cavernas" pode ser encontrada em Jó 30:3-8.[MB]