sexta-feira, maio 02, 2008

Miosina: evidência de design inteligente

GEBHARDT, J. Christof M. et al., “Myosin’s Mechanical Ratchet”, Proceedings of the National Academy of Sciences, USA 103 (2006): 8680-85. Neste novo estudo Gebhardt et al fornecem evidências convincentes de design bioquímico, e ajudam a fortalecer os argumentos da Teoria do Design Inteligente: alguns eventos no Universo só podem ser explicados por meio de causas inteligentes.

O trabalho destaca a característica tipo máquina da miosina-V, uma proteína que desempenha papel importante no transporte de carga celular dentro da célula.

A miosina-V está repleta não somente de um braço-alavanca e uma região tipo dobradiça, mas sob altas cargas de miosina-V ela age como se fosse uma catraca mecânica movendo-se numa única direção ao longo dos trajetos de proteínas por toda a célula.

A miosina-V é apenas uma das diversas biomoléculas dentro da célula que funcionam como verdadeiras máquinas moleculares. [Dawkins, isso é aparência de design ou design verdadeiro? Pode ser empiricamente detectado? O verdadeiro cientista segue as evidências aonde elas forem dar...]

Você viu isto ser destacado na Grande Mídia Tupiniquim?

Enézio E. de Almeida Filho, no blog Desafiando a Nomenklatura Científica.