segunda-feira, maio 05, 2008

O planeta que não devia existir

Chamado apenas de TrES-4, o planeta tem densidade tão baixa que não consegue manter o controle sobre sua própria atmosfera, que escapa como uma espécie de cauda de cometa. A 1.400 anos-luz da Terra, na direção da constelação de Hércules, ele é 70% maior que Júpiter (o "grandalhão" de nosso Sistema Solar). Sua densidade média, no entanto, é de apenas 0,2 grama por centímetro cúbico - menos do que uma rolha.

Uma improbabilidade teórica, o TrES-4 também está com os dias contados, pois sua estrela já gastou todo o hidrogênio de seu núcleo e está prestes a se tornar uma gigante vermelha. Em menos de um bilhão de anos, ele será engolido.

Os cientistas observaram o planeta conforme ele passava em frente à sua estrela e bloqueava parte de sua luz. Para isso, usaram telescópios nas Ilhas Canárias, no Arizona e na Califórnia - e depois confirmaram a descoberta com outros aparelhos, do Havaí e de novo do Arizona.

A equipe do Observatório Lowell publicará seus resultados na revista especializada Astrophysical.

(G1 Notícias)

Nota: Fico imaginando quantas maravilhas nos aguardam a partir do grande dia da volta de Jesus, quando teremos a mente e o corpo recriados (1Co 15) e nossa capacidade de compreensão da realidade se expandirá mais e mais (1Co 13:12). O que hoje nos parece - com nossa ciência limitada - uma impossibilidade física, será visto como mais uma criação supreendente, mais uma lei finamente ajustada do poderoso Criador.

Como escreveu Ellen White: "Ali, mentes imortais contemplarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador... Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo. Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão vôo incansável para os mundos distantes...

"Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não caídos. Participam dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder. ...

"DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor" (O Grande Conflito, p. 676-678).

Vale a pena todo e qualquer esforço para estar lá um dia![MB]