sexta-feira, maio 02, 2008

Olhe para o alto

“Olhe para fora. Olhe para o céu.” Minha esposa repetia a ordem toda vez que nossa filhinha Marcella, de um ano e meio, insistia em brincar olhando para o chão do carro. Viajávamos para Lavras, MG, a fim de participar de uma semana de aulas num curso de pós-graduação na Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas), onde eu ministraria aulas de ciência e religião para professores de MG, RJ e ES. A estrada ficou bastante sinuosa quando faltavam umas duas horas para chegar ao colégio e a Marcella começou a ficar enjoada, justamente por não dar ouvidos ao conselho da mãe. Não deu outra: tivemos que parar o carro para ela vomitar.

Em nossa jornada pela vida, devemos sempre lembrar deste conselho: “Olhe para o Céu; olhe além.” Quando concentramos a atenção apenas nas coisas deste mundo, nas banalidades da mídia, nas conversações frívolas, a vida se torna “enjoada”, sem sentido, vazia. Muitos vivem enfastiados, acabam se acostumando ao mal-estar e talvez ignorem o remédio.

No livro Cristianismo Puro e Simples, C. S. Lewis escreve: “As criaturas não nascem com desejos, a menos que exista satisfação para eles. Um bebê sente fome: bem, existe uma coisa chamada comida. Um patinho quer nadar: bem, existe uma coisa chamada água. ... Se eu encontrar em mim mesmo um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui feito para outro mundo.”

Feitos para outro mundo. Por isso é bom estar constantemente olhando para lá, para não esquecer nossa origem e destino. Em Colossenses 3:1 e 2, o apóstolo Paulo aconselha: “Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Quando aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor, experimentamos o novo nascimento (só quem passou por isso sabe do que estou falando), nova origem e novo rumo na vida. As coisas “de cima” passam a ter precedência sobre as temporais, passageiras. Ao olhar para o alto, a existência aqui embaixo assume novo sentido e as coisas são colocadas em sua devida posição. A viagem se torna prazerosa, e mesmo que venham curvas e obstáculos no caminho, fica mais fácil transpô-los.

Quando o desânimo e o enjôo que acometem os viajantes da vida lhe sobrevierem, não se esqueça: olhe para o alto; olhe para o Céu; olhe para Jesus.

Michelson Borges