quarta-feira, maio 07, 2008

"Os céus manifestam a glória de Deus"

O Telescópio Espacial Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. Foi lançado pela agência espacial norte-americana (NASA) em 24 de abril de 1990, a bordo do Ônibus Espacial Discovery. As fotos abaixo estão entre as mais belas captadas pelo Hubble:


1. Galáxia do Sombrero - distante 28 milhões de anos-luz da Terra. Foi eleita a melhor foto captada pelo Hubble. Oficialmente denominada M104, ela têm 800 bilhões de sóis e diâmetro de 50 mil anos-luz.


2. Nebulosa da Formiga - nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3. Assemelha-se a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Essa Nebulosa está distante da nossa Galáxia entre 3 mil a 6 mil anos-luz.


3. Em terceiro lugar está a Nebulosa NGC2392, mais conhecida como Esquimó, pois se assemelha a um rosto circundado por chapéu ou gorro enrugado. O "chapéu", na realidade, é um anel formado por estruturas ou restos desagregados de estrelas "mortas". A Esquimó está há 5 mil anos-luz da Terra.


4. Em quarto lugar está a Nebulosa Olho de Gato, que lembra o olho esbugalhado do feiticeiro Sauron do filme "O senhor dos Anéis".


5. Nebulosa Ampulheta - distante 8 mil anos-luz, tem um estrangulamento no meio porque os ventos estelares que modelam a nebulosa são mais fracos na parte central.


6. Em sexto lugar está a Nebulosa do Cone. A parte que aparece na foto tem 2,5 anos-luz de comprimento (o equivalente a 23 milhões de voltas ao redor da Lua).


7. A Tempestade Perfeita - uma pequena região da Nebulosa do Cisne, distante 5,5 mil anos-luz; descrita como "um borbulhante oceano de hidrogênio, e pequenas quantidades de oxigênio, enxofre e outros elementos".


8. Noite Estrelada - assim chamada por lembrar aos astrônomos um quadro de Van Gogh com esse nome. É um halo de luz que envolve uma estrela da Via Láctea.

"Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos” (Salmo 19:1).