quinta-feira, maio 08, 2008

Outra hipótese para a origem da vida

A vida pode ter começado entre os lençóis – lençóis de um mineral chamado mica [gostei da brincadeira de duplo sentido]. Essa é a nova proposta para a origem da vida, que foi apresentada nesta semana durante a reunião anual da Sociedade Americana de Biológica Molecular. Segundo a bióloga Helen Hansma, da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos e da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, os pequenos espaços entre as camadas de mica submersas nos oceanos primitivos da Terra podem ter fornecido o ambiente perfeito para o surgimento das primeiras moléculas de vida. O mineral teria fornecido sustentação, proteção, água e energia suficientes para que a vida surgisse com tranqüilidade [fácil, não?].

De acordo com a cientista, sua hipótese não tem os “furos” que as outras explicações apresentam [que bom que um cientista evolucionista finalmente admite isso]. A hipótese da “sopa da vida”, que afirma que a vida teria surgido solta nos oceanos, não consegue explicar como as primeiras moléculas se reuniram e se organizaram [os criacionistas sempre disseram isso e nunca foram ouvidos]. A outra explicação, que a vida teria surgido na superfície de minerais da crosta, não deixa claro como essas moléculas teriam obtido água suficiente para ficarem estáveis [essa objeção também já foi levantada].

Os cristais de mica são formados por átomos dispostos em forma de hexágono, ricos em água. Os espaços entre os “lençóis” são ricos em potássio, em concentrações muito parecidas com as encontradas em nossas células. A água do mar, segundo a bióloga, teria fornecido o cálcio ao mineral, também em quantidades muito parecidas com as de nosso sangue. Além disso, o movimento dos lençóis causado pelas correntes marítimas e pelas mudanças de temperatura teriam reunido e organizado as moléculas, além de fornecido a energia necessária para a vida.

(G1 Notícias)

Nota: Pelo menos essa versão é mais "romântica" que as anteriores. A vida teria surgido nos lençóis, ao sabor das ondas. Para mim, tudo ainda é uma questão de fé. E muita fé![MB]