domingo, maio 04, 2008

Pingüins de águas mornas?

Pingüins pré-históricos e ainda por cima gigantes?! Foi assim, com esse ar de espanto, que indagou um repórter do Science Daily. “Parece mais como algo que saiu de Hollywood do que da ciência”, mas é o fóssil de um pingüim de verdade, encontrado no norte da América do Sul. “Somos inclinados a pensar sobre os pingüins como sendo espécies que se adaptaram ao frio”, disse um dos descobridores. Só que esses fósseis “parecem contradizer algo do que nós pensamos que sabemos sobre a relação entre os pingüins e o clima”, disse a cientista.

O que é surpreendente nessa descoberta (ainda não divulgada pela mídia brasileira) não é somente o local e o tamanho do pingüim (1,5 m): é o fato de que o fóssil foi encontrado num estrato considerado ser dezenas de milhões de anos [sic] "mais cedo" do esperado, e durante um período em que a Terra seria muito mais quente do que é agora (mas o aquecimento global não é culpa nossa, Al Gore?).

Resumindo a notícia:

1. Os fósseis encontrados estão dezenas de milhões de anos [sic] fora da ordem cronológica.

2. Uma das duas espécies era muito maior do que qualquer pingüim vivo atualmente — da altura de um ser humano.

3. Ele tinha um bico muito maior: “As duas novas espécies tinham bicos longos, estreitos e pontudos — agora aceito como sendo o formato de bico ancestral [sic] para todos os pingüins.”

4. Ele foi encontrado numa latitude equatorial, indicando uma biodiversidade mais rica no passado.

5. Todo mundo ficou surpreso com essas descobertas (menos o povo do Brasil, que ainda não sabe).

Leia mais aqui e aqui.