sexta-feira, maio 02, 2008

A Religião do Cérebro

O livro A Religião do Cérebro foi escrito pelo médico Raul Marino Jr., um dos maiores especialistas em neurocirurgia do País. Ele discute um tema polêmico e que divide médicos e cientistas de um lado e teólogos e religiosos do outro: a existência de Deus. Marino Jr. não se limita a discutir o tema apenas no campo teórico. Ele conduz o leitor a uma viagem pelo cérebro humano e revela como determinadas regiões de sua anatomia funcionam como se fossem "antenas" que, por meio das crenças e religiões, captam as "vibrações de Deus". Para o autor, a melhor maneira de se comprovar a existência de Deus é justamente por meio da razão. Portanto, a antiga crença de que a espiritualidade começa onde a ciência termina é um grave engano, diz ele.

Na página 140, encontrei citadas idéias interessantes de Charles Brown, ex-reitor da Universidade de Yale. Brown afirma que há três coisas em que ele nunca pôde acreditar:

1. Que Deus criasse um mundo como o nosso e depois lhe desse as costas.
2. Que Ele criasse o homem e depois o desertasse na sepultura.
3. Que Ele plantasse o desejo da imortalidade no coração humano e falhasse em fazer as adequadas provisões para sua realização.

É por isso (e mais um "caminhão" de evidências bíblicas e históricas) que creio que Jesus logo voltará a este mundo corroído para resgatar os que Lhe foram fiéis e fizeram dEle seu Amigo e Salvador.

E fica aqui um ditado popular em Israel: “If you do not believe in miracles, then you are not a realist!”