sábado, maio 03, 2008

Resposta a um leitor mal informado

Meu texto "A darwinlatria continua" gerou grande reação por parte dos leitores deste blog que teceram inúmeros comentários a respeito, contra e a favor. Isso é bom. A livre expressão de idéias só ajuda a promover um debate sadio. O problema é quando há desinformação e preconceito. Para deixar clara a posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia quando o assunto é ciência e religião, postei o comentário abaixo em resposta a um dos leitores e resolvi publicá-lo aqui também, a fim de tentar evitar futuros mal-entendidos.

[Fulano], você conheceu alguns sistemas religiosos, mas não o adventismo. Antes de abandonar o catolicismo (Teologia da Libertação) e me tornar adventista, aos 18 anos, também pesquisei diversos segmentos, filosofias e denominações cristãs (gastei quase três anos nisso). Meu gosto e interesse por ciência (coisa que vem desde a infância) nunca me abandonaram. Fui leitor quase compulsivo de autores como Carl Sagan, Isaac Asimov, Arthur Clake (entre outros) e devorei o "Uma Breve História do Tempo" (do Stephen Hawking), quando foi lançado (eu tinha 15 anos na época).

Na verdade, no adventismo pude encontrar perfeita "simbiose" entre ciência experimental (nos moldes galileanos) e religião, e isso me deixou fascinado (sabia que a IASD mantém um centro de pesquisas em geociências nos Estados Unidos, o GRI?).

Fui professor de História num colégio adventista em Florianópolis e posso lhe garantir que você está redondamente enganado quando diz que a "agenda" de grupos religiosos cria "lavagem cerebral" nas pessoas, não permitindo que elas tenham acesso às idéias evolucionistas. Mais uma prova de seu desconhecimento (ou preconceito). Como acha que os alunos da rede adventista passam nos vestibulares sem ter contato com o darwinismo?

Em minhas aulas sempre procurei mostrar os dois modelos - evolucionista e criacionista (e todos os professores adventistas que conheci fazem o mesmo em suas aulas de geografia, ciências e biologia). A intenção é permitir que o educando possa fazer sua escolha entre um ou outro (ou ambos) os modelos, respeitando o que prevê a LDB. Conhece outra escola que faça assim?

Hoje trabalho numa editora adventista e posso lhe garantir que os livros didáticos que ela produz têm o mesmo perfil democrático: apresentam sempre as duas visões de mundo relacionadas com as origens. Conhece algum outro livro-texto que faça isso?

Estranha é a "agenda" dos defensores de Darwin que procuram blindar o darwinismo de quaisquer discussões extra ou intramuros. Lembra que o Richard Dawkins disse não debater com criacionistas para não lhes dar "verniz de respeitabilidade"?

Infelizmente, as coisas são assim.

Michelson