segunda-feira, maio 05, 2008

Répteis tinham ouvido moderno há MUITO tempo

A descoberta de um fóssil de réptil na Rússia confirmou que o ouvido anatomicamente moderno já existia há 260 milhões de anos [sic], revela um estudo publicado [ontem] pela revista PLoS ONE. Segundo Johannes Müller e Linda Tsuji, paleontólogos do Museu de História Natural da Universidade Humboldt, em Berlim, o fóssil descoberto sugere que os vertebrados já tinham começado a se adaptar a viver na escuridão há 260 milhões de anos [sic].

Quando os primeiros vertebrados pisaram em terra firme, após milhares de anos no mar [e eu continuo perguntando: cadê os elos perdidos?], o sentido da audição não tinha maior importância. Eles eram em sua maioria surdos e não apresentavam a audição de impedância, o mecanismo com o qual podem receber sons mediante pequenas conexões ósseas no ouvido.

Até agora acreditava-se [ainda bem que continuam admitindo que é preciso crer] que o ouvido moderno para escutar uma gama diversa de freqüências importantes para a caça e a comunicação tinha surgido há 200 milhões de anos [sic], comparativamente tarde na história dos vertebrados. No entanto, os fósseis achados no rio Mezen, na região central da Rússia, são uma prova [escreva: daqui a alguns anos vão ter que rever a "prova"] de que ele se desenvolveu muito antes.

Nesses répteis, o tímpano estava sobre a bochecha e nele havia um osso comparável aos do ouvido interno dos seres humanos. Sua capacidade auditiva era semelhante à dos lagartos modernos, segundo os cientistas. Müller admite que não sabe por que estes animais já tinham um ouvido moderno. [Itálico acrescentado para mostrar que eles chegam perto da verdade, mas recuam.]

Comparando os fósseis com os de vertebrados terrestres modernos, se reconhece que os animais com excelente sentido do ouvido, como os gatos e as corujas, desenvolvem uma intensa atividade noturna. Segundo os cientistas, os répteis de 260 milhões de anos [sic] também tinham grandes olhos [outra maravilha da engenharia moderna, presente desde "aquele tempo" e inexplicável até hoje por mecanismos evolutivos]. Provavelmente, eram animais noturnos com grande sentido do ouvido.

(G1 Notícias)

Nota: Será que com as adaptações evolutivas recuando tanto para trás vai sobrar tempo para a evolução gradual? É só lembrar que os trilobitas, por exemplo, fossilizados lá no Cambriano, já tinham órgãos supercomplexos, como olhos compostos. Parece que as evidências andam mostrando outra coisa...[MB]