quarta-feira, maio 28, 2008

Só conhecimento não basta

Mais de quinze mil páginas e cinqüenta anos de preparo. O Oxford English Dictionary corresponde, em tamanho, a aproxidamente (em número de páginas) cinco dicionários Houaiss, o mais completo em Língua Portuguesa. A Macmillan Company escolheu para editor do projeto o Dr. James Murray, presidente da Sociedade de Filologia da Inglaterra. Apesar de suas habilitações, logo Murray deu-se conta de estar diante de um desafio sobre-humano. Seria necessário um assistente.

Como num passe de mágica, surge Dr. W. C. Minors: este misterioso acadêmico, sabendo do projeto, remeteu uma carta ao Dr. Murray – estava disposto a colaborar. Um acadêmico que caiu do céu? O Dr. Murray, entre confuso sobre o desconhecido e com medo de transparecer sua desconfiança, respondeu ao Dr. Minors, simulando aceitar a ajuda. Talvez, pensava, Minors até nem estivesse mais interessado…

A segunda carta de Minors convenceu Murray de que seu colega desconhecido era um gênio. Não demorou muito e ambos passaram a colaborar através de correspondências. As sugestões e contribuições do Dr. Minors eram cada vez mais valiosas. Apesar disto… [Leia mais]