quarta-feira, maio 07, 2008

Também é preciso ter fé na ciência

“A ciência, nós somos repetidamente informados, é a forma de conhecimento mais confiável sobre o mundo porque ela é baseada em hipóteses testáveis. O problema é que a ciência tem o seu próprio sistema de crença baseada na fé. Toda a ciência procede na pressuposição de que a natureza é ordenada num modo racional e inteligível, que o Universo é governado por leis matemáticas confiáveis, imutáveis, absolutas, universais de origem não especificada.

"Em primeiro lugar, a própria noção de lei física é uma noção teológica, um fato que deixa muitos cientistas embaraçados. Os cristãos vêem Deus como sustentando a ordem natural além do Universo, enquanto os físicos pensam sobre suas leis como habitando uma esfera abstrata transcendente de perfeitas relações matemáticas. Até que a ciência proponha uma teoria testável das leis do Universo, a sua afirmação de estar livre de fé é manifestamente fraudulenta."

(Paul Davies, “Taking Science on Faith”. Davies é um renomado físico teórico e cosmólogo inglês da Arizona State University)

Nota: Por mais que alguns neguem, os cientistas têm "fé" em suas teorias, hipóteses e modelos. Querer provar o contrário disso é ser "fraudador", segundo Davies.[MB]