terça-feira, maio 06, 2008

A Teoria do Design Inteligente e o Adventismo

Dias atrás, um leitor do blog escreveu o seguinte comentário: "Porque você incensa a TDI [Teoria do Design Inteligente], se ele vai de encontro ao que é pregado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia? Na TDI a Terra é velha, existe macroevolução, etc... Você propagandeia a TDI apenas por considerá-la uma crítica à teoria da evolução?"

Aproveito para publicar a resposta aqui, pois creio que vale a pena esclarecer esses e outros pontos relacionados com a Teoria do Design Inteligente (TDI) em contraste com o pensamento teísta/adventista (ou o que eles chamam de "os de concepões religiosas").

A TDI afirma tão-somente existirem sinais de inteligência na natureza, e que esses sinais são detectados empiricamente todas as vezes em que encontrarmos complexidade irredutível e informação complexa especificada. É uma teoria científica minimalista onde "certos eventos" no Universo e no mundo biótico são melhor explicados por causas inteligentes.

A TDI não tem posição oficial sobre a questão da idade de Terra, nem tampouco descarta o acaso, a necessidade, e as causas naturais como as mutações (nos processos micro ou macroevolutivos) filtradas pela seleção natural ao longo do tempo. A TDI entende que esse processo depende das causas inteligentes para "decolar" e manter o processo da origem e evolução da vida.

Quanto à macroevolução, a TDI entende que a vera causa (não seriam "veras causas"?) dos processos macroevolutivos é controversa por ser circunstancialmente corroborada por frágeis evidências. É aqui, no contexto da justificação teórica, que reina a "controvérsia" na comunidade científica. O que existe é "consenso acadêmico" da aceitação a priori das teses transformistas de Darwin. A TDI tem mais espírito baconiano do que o darwinismo: ir à natureza, fazer perguntas a ela, e seguir as evidências aonde elas forem dar.

A TDI não é contra o adventismo ou quaisquer outras "concepções religiosas" por ser uma teoria científica. A TDI tem implicações religiosas? Tem, mas assim como o Big Bang, não depende de injunções religiosas para se afirmar como teoria científica.

A TDI é bem aceita entre os adventistas e outras "concepções religiosas" porque fortalece alguns aspectos de suas cosmovisões, do mesmo modo que o darwinismo fortalece alguns aspectos da cosmovisão de ateus, agnósticos e céticos.