sexta-feira, maio 09, 2008

Tremores de terra assustam Monte Azul Paulista

Moradores da zona rural de Monte Azul Paulista, cidade com 20 mil habitantes, na região de Ribeirão Preto (SP), estão assustados com os tremores de terra ocorridos desde a semana passada. Durante quatro dias, pelo menos três propriedades rurais teriam sido acometidas por abalos sísmicos. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) foi comunicado e um técnico instalará um sismógrafo digital quarta-feira para que um monitoramento ocorra na área.

Técnicos do IAG estudam desde 2005 abalos em Bebedouro, no interior de São Paulo. Taiúva, Taiaçu e Pirangi também sentiram alguns tremores desde então. "Vamos instalar um aparelho e fazer o monitoramento, mas não dá para falar se existe alguma semelhança com a situação de Bebedouro, devido à proximidade", informou o técnico José Roberto Barbosa, do IAG. Segundo Barbosa, ainda existem sete sismógrafos digitais instalados em áreas rurais do povoado de Andes e de Botafogo, Distrito de Bebedouro. Ele lembrou que, nessa época de chuva, são detectados alguns terremotos na região, mas em pequena magnitude na Escala Richter. Em Bebedouro, entre 2004 e 2006, pelo menos 2 mil abalos foram registrados. Os poços artesianos abertos teriam provocado os abalos sísmicos, segundo o IAG.

"Não presenciei isso, mas os funcionários do sítio falaram que sentiram os tremores, e os de um sítio vizinho falaram o mesmo", diz o dono da Estância Solo Fértil, Elizena Palim, de Monte Azul Paulista. Os primeiros sismos teriam ocorrido na quarta-feira e os últimos, na tarde de sábado. A prefeitura foi avisada e depois acionou o IAG. Segundo Barbosa, o tempo de monitoramento dos sismos é indeterminado.

(Yahoo Notícias)

Nota: Há mais de um século, quando terremotos eram coisa rara, Ellen White escreveu: "Chegou agora o tempo em que num momento podemos estar em terra sólida, e no outro momento pode ela estar fugindo de debaixo de nossos pés. Haverá terremotos onde menos se espera" (Eventos Finais, p. 26).

Colaboração: Francis Giovanella Valle