quinta-feira, maio 08, 2008

Vida em Marte: mais frustração

Especialistas acreditam que o meteorito ALH 84001, encontrado em 1984 na Antártica, veio de Marte. O ALH 84001 contém minerais que alguns pesquisadores acreditavam, quando a rocha foi examinada há mais de uma década, terem sido feitos por seres vivos de Marte.

O número de pesquisadores que acreditam nessa idéia vem diminuindo desde então, mas há quem acredite ainda que o ALH 84001 é, de fato, a primeira evidência de vida extraterrestre - embora de dimensão bacteriana. O ALH 84001 contém compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e oxigênio. Acredita-se que a vida na Terra surgiu através desses mesmos compostos. Um grupo de pesquisadores liderados por Andrew Steele, do Instituto Carnegie, nos EUA, decidiu, então, identificar precisamente o que o ALH 84001 contém e comparar os resultados com os de rochas da Terra.

Eles descobriram que as pequenas esferas de minerais de carbonato dentro do meteorito são cercadas de um mineral chamado magnetita, que é formado por óxido de ferro. Alguns acreditam que a presença de magnetita comprovaria a existência de vida em Marte, porque certas bactérias terrestres produzem pequenas partículas do mineral. No entanto, grande parte da magnetita na Terra não é bacteriana, mas sim expelida por vulcões. Os pesquisadores decidiram então comparar o ALH 84001 com rochas vulcânicas encontradas em Svalbard, na Noruega. Eles concluíram que o material orgânico do meteorito encontrado na Antártica não foi feito por micróbios de Marte, mas sim por reações químicas dentro da rocha.

(Opinião e Notícia)

Nota: Quanta especulação, quantas reportagens e quanto papo jogado fora em torno desse meteorito, até que os pesquisadores resolvessem compará-lo com rochas vulcânicas aqui da Terra (se é que o ALH 84001 é mesmo de Marte...). A vontade de ver às vezes nos faz ver o que temos vontade.[MB]