sexta-feira, maio 02, 2008

Yanoconodonte: o elo transicional do momento

Volta e meia os darwinistas dão um jeito de apresentar um novo "elo transicional" que sirva de evidência para a idéia da evolução biológica a partir de ancestrais primitivos. A novidade do momento é o Yanocodonte, que serviria para sustentar a suposta origem dos mamíferos a partir de um certo grupo de répteis, os cinodontes. Segundo Reinaldo José Lopes, no blog "Tubo de Ensaio", do G1 Notícias, "um dos principais eventos nessa transição é o surgimento dos três ossinhos do nosso ouvido médio, conhecidos como martelo, bigorna e estribo. Esses ossinhos faziam parte da mandíbula dos répteis e foram se destacando dela. A mandíbula dos mamíferos modernos tem um osso só".

Lopes informa que os ossinhos do ouvido médio são frágeis e de difícil preservação, mas mesmo assim pesquisadores chineses dizem ter documentado o momento exato em que "essa transição estava a meio caminho de acontecer".

A equipe chefiada por Zhe-Xi Luo, paleontólogo do Museu Carnegie de História Natural, achou um mamífero primitivo de 125 milhões de anos [sic] em excelentes condições de preservação na província de Hebei, nordeste da China. O animal batizado de Yanoconodon allini, aos olhos darwinistas revela um momento de transição - ou seja, seria um elo transicional.

"A cartilagem está justamente no meio do caminho: na parte da frente, está colada ao osso da mandíbula, enquanto atrás está descolada. Nos mamíferos mais 'avançados', como as espécies vivas hoje, o descolamento é completo, e a transformação de osso da boca em osso do ouvido está terminada", tenta explicar Lopes.

E agora? Seria essa, finalmente, uma evidência conclusiva da macroevolução? Não deixe de ler a análise dessa descoberta postada no blog "Desafiando a Nomenklatura Científica".