terça-feira, junho 17, 2008

Tremor no Rio Grande do Sul (mais um?)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a Patrulha Ambiental e geólogos da Universidade de Caxias do Sul investigam as causas de um tremor de terra que assustou moradores da serra gaúcha no sábado (14). Os abalos foram sentidos pela população dos municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul.

De acordo com os bombeiros, em Antônio Prado, a chaminé de uma casa e a parte interna da estrutura de uma igreja racharam. Houve ainda deslizamento de terra na encosta de um rio. Não há informações sobre a intensidade do abalo.

Segundo o geólogo Diogo Pena, o tremor pode ter sido provocado por um terremoto de pequenas proporções. Já o sub-chefe de Defesa Civil do estado, coronel Joel Prates, defende que a origem do problema é o uso irregular de explosivos em pedreiras da região ou em perfuração de poços artesianos.

Outra hipótese apontada pela Defesa Civil é a acomodação de terras em função do peso das barragens da região.

O Comando Ambiental da Brigada Militar coletou informações e vai analisar a origem do abalo. A Defesa Civil não descarta chamar técnicos da Universidade de São Paulo (USP) para estudar o caso. ...

(G1 Notícias)