quarta-feira, julho 16, 2008

Criados para o sexo com amor e compromisso

“A conclusão é que os riscos [do sexo casual] são potencialmente maiores para as mulheres”, disse Todd Shackelford, um psicólogo evolucionário da Universidade da Flórida do Atlântico, que não estava envolvido no estudo. Foram pesquisadas mais de 3.300 pessoas, a maioria entre os 17 e 40 anos de idade. Mais da metade das pessoas heterossexuais responderam que fizeram sexo casual. Aproximadamente a metade era de homens. Em geral as mulheres sentiam-se pior do que os homens. Enquanto cerca de 80% deles sentiam-se bem em geral, apenas 54% das mulheres sentiam-se assim.

As mulheres disseram predominantemente “se arrependerem de serem usadas”, com comentários adicionais que incluíam: “Me senti mal”, “horrível depois” e “Eu me senti humilhada. Fez-me sentir fácil e mal. Arrependimento total.”

Ao contrário da crença popular, as mulheres disseram que não viam o sexo casual como um prelúdio de uma relação de longa duração. “Elas não queriam que os homens as tirassem dali e se casassem com elas”, disse Anne ao LiveSience. “Elas queriam que os homens soubessem que elas não agiam assim sempre. Que elas estavam fazendo isso para eles, nesta noite, como um evento específico.”

Os homens relataram se sentirem bem sucedidos já que a parceira era desejável para outros. Foi descoberto que suas experiências foram sexualmente mais satisfatórias do que para as mulheres.

Comentários positivos típicos para os homens incluíam: “euforia”, “excitação” e “luxúria”. “Eu acredito que sexo casual é bom para extravasar.”

Para homens que reportaram que a experiência foi negativa, o tom que prevaleceu foi vazio e solidão.

(Hypescience)

Nota: Outras pesquisas indicam que o sexo sem amor e compromisso leva à depressão, baixa auto-estima e até, em alguns casos, à anorexia. Ao contrário disso, o sexo num contexto de compromisso e romance traz satisfação e felicidade. Essa nova pesquisa mostra, mais uma vez, que o "sexo casual" torna infelizes as mulheres e deixa satisfeitos os homens devassos. Uma distorção da proposta bíblica para o sexo.[MB]