domingo, agosto 03, 2008

Americanas misturam aeróbica e música gospel

Os músculos abdominais queimam à medida que elas se exercitam, mas a dor é melhor suportada enquanto rezam para Deus em um salão de uma igreja perto de Washington, ao som de uma melodia gospel. "Estamos terminando, dêem graças a Deus", grita a instrutotra da aeróbica gospel Melanie Kelly, tentando superar o som da músico que embala o ritmo do grupo de mulheres afro-americanas. Segundo ela, a aeróbica gospel faz uma fusão da espiritualidade com o esporte, da adoração pela boa forma ao louvor ao Senhor. "A aeróbica gospel faz com que nos reunamos e nos exercitemos para apresentar nossos corpos como templos para Deus", explicou Dawn Harvey, pastora da Igreja e fundadora da Embrace your Greatness, movimento que visa a dar mais poder às mulheres.

"Nossos corpos abrigam o Espírito Santo, por isso queremos cuidar de nossos templos para poder ter vidas longas, prósperas e saudáveis", acrescentou, citando a primeira carta de São Paulo aos Coríntios.

Kelly dá aulas semanais de aeróbica nessa igreja na periferia de Washington desde abril, quando diz que resolveu fazer isso por causa de uma visão celestial. "Um dia estava em casa dançando e me exercitando e Deus me mostrou a visão da aeróbita gospel", contou Kelly, que trabalha como analista de sistemas.

"Livrem-se do demônio! Vamos, força, meu Deus é um Deus formidável!", anima a instrutora ao grupo que faz flexões.

"O corpo sente, dói... mas, quando nos esforçamos, superamos isso", explica Mary Grice, funcionária dos correios.

"É ginástica aeróbica, mas fazer isso pelo Senhor torna mais fácil e nos dá um impulso extra", acrescenta Kindra Owens.

Patrina conta que perdeu 8,5 kg desde que se uniu à aula em maio passado.

"Era sócia de uma academia antes, mas nunca ia. Lá eles só tocam Britney Spears e coisas do gênero, e eu não quero escutar a Britney Spears", explicou.

"Aqui nós recebemos apoio. Sabemos que as pessoas estão rezando por você e estão do seu lado".

Para as participantes, ao contrário das academias normais que são "um mercado de carne, onde homens e mulheres escassamente vestidos se comem com os olhos", nas aulas de aeróbica gospel a única coisa que lhes interessa é o instrutor maior, ou seja, Deus.

"Ele está nos olhando agora. Está sempre conosco", diz Harvey trocando a música para alterar o exercício que vai moldar os glúteos de suas alunas, com ajuda divina.

(Yahoo Notícias)

Nota: A primeira vista, essa iniciativa reflete algo bom, mas pode, na verdade, revelar o nível de banalização da espiritualidade em nossos dias.[MB]