sexta-feira, agosto 08, 2008

O perigo das crianças na web

Deu no site Opinião e Notícia: A empresa Garlik,da Grã-Bretanha, realizou uma pesquisa que revela os riscos que crianças daquele país correm ao navegar na web. Segundo a pesquisa, 20% das mil crianças entrevistadas já mantiveram contato com um estranho via internet e 66% disponibilizam informações pessoais como telefone celular e endereço da escola em seus perfis eletrônicos. Além disso, 25% têm entre 8 e 12 anos e utilizam os sites de relacionamentos Facebook, Bebo e MySpace - apesar da restrição de idade ser de 13 ou 14 anos.

Por isso, os conselhos do site Hypescience merecem atenção:

As crianças andam assumindo muitos riscos na internet enquanto a maioria dos pais parece não perceber isso. Mas se você que pretende mudar este quadro, poderá encontrar à seguir diversas técnicas úteis.

Primeiramente você precisa fazer seu filho entender que assim como você, para sua própria segurança, não o deixa ir sozinho em qualquer lugar, ele também precisa ‘prestar contas’ dos lugares que visita na internet. Assim como no mundo real existem perigos, estes também estão presentes no mundo virtual.

Se sites de redes sociais e fóruns como o Orkut tem idade limite para seus usuários, os pais devem ser os primeiros a orientar que estes limites sejam respeitados.

As crianças que já estão nas redes sociais devem saber que os próprios precursores destas redes, como engenheiro Orkut Buyukkokten, afirmam que nunca adicionam como amigos pessoas que não conhecem no mundo real. Essa deve ser uma regra adotada para o uso de todas as crianças no computador. Os programas de mensagem instantânea também devem ser incluídos nesta norma.

Manter o olho no perfil do Orkut de seu filho com freqüência também é fundamental. Para os pais mais vigilantes, outra possibilidade, é instalar um software que controle ou grave o que a criança faz durante o tempo que passa online. Mas para não haver quebra de confiança entre pais e filhos seria importante que a criança soubesse disso e que essa ‘vigilância’ é para o seu bem.

O Windows Vista possui nativo o “Controle dos Pais”, uma opção de controle que limita vários aspectos do uso do computador pelos filhos como horários, sites, jogos e programas. Outros programas podem ser baixados separadamente. Sugerimos testar primeiramente aqueles classificados como “freeware”, como o Smart Parental Control, pois são totalmente gratuitos.