sábado, agosto 02, 2008

Professores têm que fazer o que pais não fazem

De acordo com um sindicato de profesores ingleses, as escolas acreditam que hoje, em comparação com dez anos atrás, há menos adultos dispostos a participar da educação dos seus filhos, e um maior número deles preocupados apenas com si próprios. Esta tendência, ressalta o sindicato, estaria jogando sobre as escolas a responsabilidade de criar a próxima geração de adultos. Alguns dos motivos para a displicência dos adultos seriam a menor duração dos relacionamentos e o aumento do número de segundos casamentos, tornando mais difícil para os adultos serem pais em tempo integral.

Há também uma percepção de que, em geral, as habilidades dos pais estão diminuindo à medida que uma geração sucede a outra. O secretário inglês das Escolas, Ed Balls, quer que as instituições de ensino façam a partir do próximo ano um registro do bem-estar das crianças, das adolescentes grávidas, dos problemas com drogas e das ocorrências criminais.

(Opinião e Notícia)

Nota: Infelizmente, esse não é um problema só na Inglaterra. Como a estrutura e as relações familiares estão cada vez mais desgastadas e o sistema educacional piora mais e mais, podemos imaginar o tipo de sociedade que nos aguarda no futuro próximo.[MB]