terça-feira, setembro 16, 2008

Enciclopédia corrompida

O próprio nome já é uma corrupção da linguagem: estrangeirismo acentuado e com "W"! (Deveria, ao menos, ser Wikipedia ou Uiquipédia.) Sem dúvida, a Wikipédia é uma ferramenta bastante útil na obtenção de informações para usos informais e conhecimentos gerais. Eu mesmo a uso constantemente para a obtenção de dados geográficos para o quadro "Oração 10-40" do nosso culto jovem na Igreja Adventista Central de Florianópolis. Seu uso também como satisfação da curiosidade é bastante interessante. Mas daí para um uso sério, é um longo caminho. Existem muitos artigos na web que criticam a forma como a Wikipédia é administrada e tem seu conteúdo gerado.

Poucas pessoas têm conhecimento de que o conteúdo dessa mídia está longe de ser, pelo menos na intenção, imparcial. Ao acessar o conteúdo da Wikipédia, todos esperam encontrar informações fidedignas como ocorre em uma consulta à Barsa ou Larousse. O resultado disso é que, ao se depararem com informações tendenciosas, parciais ou incorretas, não se terá o filtro da dúvida ou da crítica sobre o artigo em questão, assumindo-o como verdade ou a representação do pensamento da maioria. Em ambos os casos, o estrago pode ser muito grande.

Notei a fragilidade do sistema da Wikipédia ao tentar desfazer uma série de falácias criminosas contra Ellen White em seu artigo em português. Realizei, na ocasião, também, acréscimos de outros textos e informações importantes sobre a autora.

Tão logo dispus as alterações, um usuário logado como "abviana" reverteu as alterações para o conteúdo anterior (sim, é possível - e fácil - fazer isso). Continuamos na guerra do faz-desfaz por algum tempo.

Um ano depois, retornei à mesma meta, mas agora o mesmo usuário "abviana" reclamou com um dos "xerifes" da Wikipédia - "Fabiano" - que, além de reverter as alterações legítimas e genuínas que havia feito, ainda bloqueou o artigo para que não pudesse ser mais alterado. A indicação do bloqueio foi: "artigo bloqueado por vandalismo"!

Entrei na comunidade da Wikipédia e, com a intercessão de algumas almas bondosas, a remoção foi retirada e hoje os textos a respeito da autora estão mais próximos de conduzir o leitor a uma avaliação mais correta. Até quando, não sei.

O que me moveu a entrar nessa eletrônica, há mais de um ano, foi quando, falando sobre o dom profético a um colega de trabalho, vi que ele foi procurar mais informações sobre Ellen White justamente na Wikipédia.

(Alexsander Silva, no blog Em Defesa da Verdade)