quinta-feira, setembro 11, 2008

A fé de Von Braun

O dia 16 de junho passou sem virtualmente nenhuma menção a um dos maiores nomes da exploração do espaço. Nessa data, em 1977, o Dr. Wernher von Braun faleceu. Ele foi admirado e amado por muitos que com ele trabalharam nos projetos Mercúrio, Gêmeos e Apollo, e também difamado por outros por causa de seu esforço em tempo de guerra no desenvolvimento do V-2 para o Terceiro Reich. Ele influenciou profundamente o curso da história na Europa e na América, e colaborou para que os Estados Unidos realizassem os maiores feitos geopolíticos, científicos e da engenharia do século 20.

Von Braun, luterano por toda a vida, era um crente no design inteligente do Universo muito antes de essa expressão se tornar um bordão e um pára-raios de debates.

“Para mim, a idéia da criação não é concebível sem evocar a necessidade de um design”, ele escreveu em uma carta para o Conselho de Educação da Califórnia, em setembro de 1972. E acrescentou: “É em honestidade científica que eu endosso a apresentação de teorias alternativas para a origem do Universo, da vida e do homem na sala de aula de ciências. Seria um erro negligenciar a possibilidade de o Universo ter sido planejado de preferência a ter acontecido por acaso.”

Enquanto Von Braun foi cuidadoso em usar a palavra teoria com referência à criação do Universo, em sua mente não havia nenhum conflito ou dúvida. A capacidade da Terra de sustentar vida inteligente, que por sua vez foi capaz de criar máquinas projetadas para explorar a lua e os planetas, foi uma clara evidência para Von Braun de que o homem e o Universo são criação de Deus.

Foi por essa razão que Braun escolheu, em sua avançada doença terminal, uma lápide modesta para citar uma de suas passagens favoritas das Escrituras. Lê-se em sua lápide: Wernher von Braun 1912-1977, Salmo 19:1: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.”