sexta-feira, setembro 05, 2008

Para viver com esperança

Você sabe quais são as três frases que as pessoas mais gostam de ouvir? Começando pela primeira: “Eu te amo.” Ainda não nasceu quem não queira amar e ser amado. E dependendo de quem diz e de quem ouve, essa pode ser a frase de uma vida. Com o amor não existe meio-termo; ninguém ousa dizer que ama mais ou menos. Um meio-amor não deixa de ser um meio-desprezo, um meio-ódio. O compositor Jader Santos escreveu em uma bela canção que “o amor pode ser bonito, sincero e genuíno, mas o amor tem que ser divino pra ser amor”. Nosso amor é falho e condicionado à reciprocidade; mal merece ser chamado de amor. Mas ninguém pode ter maior amor do que este: o de amar os habitantes do mundo a ponto de dar a própria vida em favor deles. Há dois milênios, a cruz de Cristo incansavelmente declara: “Eu te amo.” Não amar o Salvador é como dizer: “Eu não preciso de salvação.” Amar o Salvador é como dizer: “Obrigado por me salvar”, e, então, procurar viver como Ele viveu aqui. Contudo, para Deus não é suficiente morar no coração das pessoas; Ele quer habitar pessoalmente com elas. É por isso que poemas e canções, atos e palavras apenas antecipam um tênue rascunho do que será dado àqueles que escolherem amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Co 2:9). Nossa esperança precisa estar firmada no Deus cujo sinônimo é Amor.

Outra frase prestigiada é “Vamos comer”. Quem renuncia um convite amigável para sentar-se à mesa e partilhar uma refeição especial? Li uma história sobre uma anciã cristã que costumava oferecer almoços deliciosos. Antes de servir a sobremesa, ela sempre dizia: “Segurem seus garfos; o melhor está por vir”. Quando ela faleceu, seus amigos seguiram seu último e estranho pedido, o de que fosse enterrada com os talheres nas mãos. Ela quis assim para que, aos que perguntassem a respeito, respondessem: “É apenas um sinal de que ela crê que o melhor está por vir.”

Jesus também quer sentar-Se à nossa mesa e partilhar de nossa vida. Por isso, Ele está à porta e bate. Ele não força a entrada nem põe as portas abaixo. Ele espera pacientemente para que abramos o nosso coração e O convidemos para que “entre, por favor”. Ao entrar, Ele não irá vasculhar nossos quartos, nem irá logo até a sala aprovar a nova decoração. Ele quer apenas sentar e cear. Como um amigo de longa data a quem reencontramos, Ele preencherá os espaços vazios em que entulhamos nossas vontades egoístas, nossa busca de auto-glorificação, nosso tempo em que O rejeitamos. E como o melhor ainda está por vir, nossa humilde refeição em breve dará lugar ao banquete celeste, onde estarão todos os que aceitarem o convite para a ceia das bodas do Cordeiro. Nossa esperança é saber que o Anfitrião desse banquete é aquele que mais quer sentar e cear conosco.

A terceira frase que todos amam ouvir é: “Vamos para casa.” Após semanas longe de casa, após um dia extenuante de trabalho, após uma reunião festiva com os amigos, é sempre reconfortante ouvir que estamos indo ao nosso lar. Quando eu era criança, certo dia meu pai me deixou na casa de uma de suas irmãs enquanto ia cuidar dos seus afazeres de adulto. Para me confortar, disse que voltaria após o meio-dia. Então, assim que acabou o almoço, fui esperá-lo no pátio. O tempo passava e eu sentia que as horas se arrastavam penosamente enquanto me vinha a infantil convicção de que ele tinha esquecido de mim. Já passava das três horas da tarde, quando meus olhos já marejados o viram chegar. Foi um alívio ouvi-lo dizer: “Filho, vamos pra casa.”

Jesus demora e o tempo de Sua vinda parece não chegar? Como crianças, ficamos inseguros, mas o Pai sabe o tempo certo para vir, e mesmo que pareça, Ele não Se esqueceu de nós. Seu coração parece sentir saudades de Quem você só conhece pela fé? Não tardará e Ele virá. Veja os sinais da manhã gloriosa que está raiando e saiba que Jesus voltará para fazer justiça e também para dizer: “Filhos, vamos para casa.” Ele nos ama com inigualável amor. Ele prepara a mesa e deseja repartir um banquete conosco, Ele irá restaurar o lar que um dia perdemos. Nossa esperança é saber que há um Deus que quer nos levar para casa.

(Joêzer Mendonça, editor do blog Nota na Pauta, com exclusividade para este blog)

Nota: Que tal sair às ruas amanhã e dizer às pessoas que logo Jesus vai nos levar para casa?