quinta-feira, setembro 25, 2008

TV pode estimular puberdade precoce

Alguns médicos dizem acreditar que a exposição das crianças a programas adultos na televisão é um dos fatores que fazem com que elas se desenvolvam precocemente. "Os estímulos visuais são muito fortes. Uma criança que desde pequena convive com cenas de sexualidade, como nas novelas, estimula o hipotálamo, região do cérebro que então envia mensagem para a glândula hipófise ordenando a produção de hormônios", conta a endocrinologista Vivian Estefan, que também alerta para o uso que as crianças fazem dos computadores. "Os pais devem ficar bem atentos aos sites que elas visitam, com quem elas estão conversando e principalmente com o conteúdo dessas conversas."

Outros médicos, porém, não acreditam que a exposição ao conteúdo adulto de programas de TV influencia a puberdade precoce. "Se fosse assim, todas as crianças que assistem a programas impróprios teriam manifestado a puberdade antes da hora. O mesmo acontece com quem acha que a culpa é dos hormônios da carne e do frango. Se fosse assim, o número de casos seria muito maior. É muito difícil que apenas um fator cause a puberdade precoce", afirma a médica Angela Spinola-Castro.

Seja para evitar esse distúrbio ou por outras razões, a recomendação é que os pais monitorem as atividades dos filhos de perto.

(Folha Online)