terça-feira, setembro 16, 2008

Você se veste de forma saudável?

O corpo, esse veículo único e insubstituível a bordo do qual as pessoas se movimentam pelo planeta, vivem e se relacionam umas com as outras, tem sua própria linguagem, através da qual é capaz de expressar se a roupa que você veste é saudável. Quando você se sente confortável, satisfeito com a roupa e tem liberdade de movimentos, seu corpo também se sente à vontade, pois estar vestido deve ser algo prazeroso e natural. Por outro lado, quando você está com dores, se sente muito "apertado", se movimenta com dificuldade ou aparecem feridas e vermelhidão na pele, é sinal de que o corpo está "reclamando". A roupa que você veste está causando mal-estar.

Especialistas no impacto das roupas na saúde, o traumatologista Antonio Díaz Martínez, de Madri, e o dermatologista Ángel Boza, de Barcelona (Espanha), sugerem algumas idéias práticas para se vestir de maneira saudável e confortável, levando em conta os principais elementos do vestuário.

O calçado ideal - Os sapatos muito apertados e com ponta tendem a causar joanetes, calos e asperezas no pé. Os saltos muito altos podem gerar problemas ósseos ou articulares, pois carregam todo o peso do corpo apenas na parte anterior da planta do pé. É aconselhável usar saltos de dois centímetros, que favorecem o caminhar, assim como sapatos de formas largas, que previnem deformidades nos ossos. Além disso, as botas de cano alto devem permitir um espaço de dois dedos entre o calçado e a perna.

Calças largas - Normalmente, as calças não causam problemas quando a parte superior não está mais apertada que a inferior, porque certo grau de compressão nas extremidades inferiores permite que os tecidos corporais mantenham uma pressão. Por outro lado, se a parte alta da calça estiver muito justa, dificulta a circulação sangüínea, já que o sangue circula de baixo para cima. As calças que apertam demais o corpo podem causar inchaço nas pernas, problemas circulatórios e agravar a inflamação dos folículos pilosos.

Tecidos naturais - Escolha, sempre que possível, peças em tecidos naturais, como linho, algodão e seda, que causam menos reações alérgicas. Além disso, é recomendável lavar a roupa nova antes de usá-la, para eliminar os possíveis resquícios de perfume e tintura.

Roupa íntima saudável - Os sutiãs que mantêm toda a glândula mamária dentro da taça da peça, sem machucar ou deixar marcas, mas sem serem grandes a ponto de não oferecer sustentação, são ótimas opções. Parar de usar o sutiã, no entanto, não é uma boa opção, pois pode deixar precocemente as mamas caídas e favorecer as estrias, com o passar do tempo. Além disso, é aconselhável que as peças íntimas, principalmente as da parte inferior do corpo, sejam de algodão, que permite uma melhor transpiração. Os tecidos sintéticos podem causar irritações na pele.

(Yahoo Notícias)