quarta-feira, outubro 15, 2008

Ministra da Dinamarca quer apoio ecológico dos EUA

A revista Veja da semana passada publicou entrevista com a dinamarquesa Connie Hedegaard, de 48 anos, Ministra de Clima e Energia de seu país. O tema foi aquecimento global e Hedegaard deu seu recado: “Sei que sempre podemos contar com os Estados Unidos quando o mundo se defronta com um grande problema. Foi assim nas duas guerras mundiais, na Guerra Fria e na luta contra o terrorismo. Mas isso não ocorreu nos últimos oito anos quando o assunto foi mudança climática. Para o bem dos interesses dos Estados Unidos, agora é o momento de o país se engajar nessa agenda. É essencial que a nova geração de europeus, latino-americanos e asiáticos veja os Estados Unidos abraçando uma das maiores causas deste início de século. ...

E sobre a experiência com a auto-suficiência energética de seu país, Hedegaard afirma: “Nos anos 70, sofremos muito com as crises do petróleo. O uso de automóveis chegou a ser proibido nos domingos.”

Curiosamente, esta tem sido a mesma proposta do papa Bento 16 e de movimentos ambientalistas: reservar o domingo para o descanso da "Mãe Terra". Além disso, o papa também já fez seus convites para que os EUA assumam posição de liderança no combate ao aquecimento global. É o ECOmenismo em ação!

Leia mais sobre ECOmenismo aqui e aqui.