quinta-feira, outubro 09, 2008

Riscos no uso de cosméticos por adolescentes

Um relatório da organização sem fins lucrativos Environmental Working Group, dos EUA, alerta para os riscos do uso de cosméticos e produtos de cuidados pessoais por crianças e adolescentes. Os especialistas avaliaram amostras de urina e de sangue de 20 garotas adolescentes de 18 cidades americanas quanto à presença de 25 substâncias usadas em muitos desses produtos. E descobriram que “cada jovem mulher tinha entre 10 e 15 substâncias químicas em seu corpo; nove dessas substâncias foram encontradas em cada jovem testada”.

Apesar de não examinar o efeito disso para a saúde das garotas, os especialistas recomendam cuidados com o uso desses produtos, já que, como as jovens ainda estão em desenvolvimento, podem ser mais sensíveis à exposição a substâncias “disruptoras” hormonais, como algumas encontradas no estudo. A indústria cosmética questiona o estudo, apontando para centenas de estudos científicos que atestam a segurança desses produtos.

(WebMD)

Nota: O irmão de um amigo meu é químico industrial e comentou sobre algumas substâncias químicas que, se estão no corpo da mulher durante a gravidez, podem fazer ligações moleculares com o estrogênio e ocasionar sérios distúrbios na sexualidade do feto. O tema é polêmico, mas não seria esse um dos fatores que estariam contribuindo para o crescente número de homossexuais “de nascença”? Se a carne de frango de granja produz miomas no ovário, que dirá certas substâncias químicas num feto... Na dúvida, vale o conselho bíblico quanto à modéstia e à simplicidade no viver, no vestir e no alimentar-se.[MB]