sexta-feira, outubro 03, 2008

Tecnologia que ajuda mas também atrapalha

Nesta tarde, pude conversar com três pessoas quase simultaneamente, em tempo real e vendo o rosto delas na tela do computador. Detalhe: uma dessas pessoas mora na mesma cidade que eu, há poucos quilômetros da minha casa. As outras duas estão a milhares de quilômetros (uma delas nos EUA). Há poucos anos, dizer isso causaria estranheza em alguns. Mas hoje, com ferramentas como o MSN e o Skype, por exemplo, isso se tornou banal. De fato, a tecnologia barateou e facilitou a conectividade entre as pessoas, mas há também o outro lado da moeda.

Segundo o site Opinião e Notícia, pesquisa feita pela rede hoteleira Sheraton revelou que 35% dos usuários de smartphones optariam pelo aparelho caso tivessem que escolher entre seus BlackBerrys e seus cônjuges.

Oitenta e quatro por cento dos entrevistados disseram que verificam seus PDAs (assistente pessoal digital) antes de irem dormir e assim que acordam, 85% afirmaram que olham o aparelho no meio da noite e 80% checam seus e-mails antes do café da manhã. Além disso, 87% dos profissionais levam seus PDAs para o quarto.

A revolução tecnológica pode afetar diretamente as relações interpessoais, já que a comunicação acompanha essas mudanças. Mas essas facilidades não devem substituir as importantíssimas relações pessoais.

Diga-se de passagem: para demonstrar Seu amor e interese por nós, Deus não enviou um e-mail. Ele desceu à Terra, tornou-Se humano e interagiu com as pessoas.