segunda-feira, dezembro 29, 2008

Como funcionam os pousos lunares

Em 20 de julho de 1969, aparelhos de televisão em todo o mundo transmitiram a mesma imagem indistinta: Neil Armstrong descendo a escada do Módulo de Pouso Lunar Eagle e tocando a superfície da Lua com sua bota. A frase dele, "um pequeno passo para um homem, um salto imenso para a humanidade", tornou-se uma das mais conhecidas na história. O famoso pouso foi um final triunfante para a corrida espacial. Mas aquele momento histórico na superfície do satélite foi resultado de muitos anos de esforços dos programas espaciais norte-americano e soviético. Os astronautas que primeiro desceram à superfície da Lua tiveram de viajar 383 mil quilômetros para chegar ao seu destino, sobreviver ao severo ambiente lunar e voltar à Terra incólumes. Não foi uma tarefa fácil.

Até hoje, apenas 12 pessoas - todas homens e todas integrantes do programa espacial dos Estados Unidos - caminharam na Lua. No entanto, a exclusividade desse grupo de elite pode em breve mudar. A Nasa, programas espaciais de outros países e diversos empresários privados planejam novas missões, que podem enviar seres humanos de volta ao satélite em poucos anos.

Alguns céticos ainda acreditam que o pouso lunar da Apollo 11 foi simplesmente um truque encenado em um estúdio de cinema pela Nasa. Em 2001, a rede de TV Fox exibiu um programa que deu novo alento às teorias sobre o truque.

Alguns dos convidados do programa sugeriram que a Nasa não dispunha da tecnologia necessária a uma aterrissagem lunar, no fim dos anos 60. Eles apontaram que as imagens dos astronautas enviadas da Lua não exibiam estrelas no céu. Um especialista da Nasa refutou a alegação, explicando que as estrelas não teriam sido registradas em filme porque a imagem de primeiro plano (os trajes espaciais dos astronautas) era brilhante demais.

As pessoas que continuam a não acreditar nas provas esmagadoras do pouso humano na Lua podem visitar o Museu Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, onde amostras de pedras recolhidas na superfície da Lua estão em exibição.

Neste artigo, estudaremos a história da exploração lunar, aprenderemos sobre a tecnologia que nos conduziu ao nosso vizinho celeste mais próximo e descobriremos se os seres humanos podem em breve voltar à Lua.