segunda-feira, dezembro 15, 2008

Garota propaganda da Cabala

Segundo o portal Terra, assim como em vários países em que Madonna [de 50 anos] se apresentou com a turnê Sticky & Sweet, o primeiro show da diva na capital fluminense, realizado neste domingo no Maracanã, não apresentou muitas inovações em relação às performances já conhecidas do grande público. A grande diferença foi a chuva forte que caía na cidade, que acabou atrapalhando parte do espetáculo. Para não escorregar no palco molhado, Madonna foi cautelosa nos passos de suas coreografias, assim como seus 16 bailarinos, que procuraram não ousar muito. Sempre que empunhava sua guitarra, um segurança aparecia prontamente para segurar um guarda-chuva em cima da popstar.

Durante as performances, um grupo de faxineiros da produção tentava expulsar e enxugar a água do palco. Madonna demorou a comentar a chuva, mas o fez na terceira parte do show: “Eu estou muito feliz por voltar ao Brasil após 14 anos. Só me desculpem por vocês estarem molhados.”

“A chuva está legal para vocês?”, emendou ela em seguida. Depois de questionar se a platéia estava feliz e receber um “sim” de resposta, ela disse “obrigado”, no bom português. Já molhada enquanto interagia com os fãs na passarela, a cantora apelou para os palavrões. “F... a chuva”, gritou.

Madonna, que deverá se encontrar com o governador do Rio, é conhecida por divulgar suas crenças cabalísticas. Durante visita a Israel no ano passado, a cantora se encontrou com o presidente israelense Shimon Perez e também celebrou o ano novo judaico, quando comentou em tom de brincadeira ser a embaixadora do judaísmo, o que gerou descontentamento entre judeus. O interesse de Madonna por cabala ficou conhecido em 1998. Nesse ano, ela lançou o disco “Ray of Light”, repleto de referências à mística judaica e temas orientais.

Nota: Madonna não faz shows na sexta-feira à noite, por se dizer guardadora do sábado. Mas qual o motivo que a leva a reservar as horas sabáticas à oração e recolhimento? Ela crê que nesse período há mais “energia positiva”. Portanto, uma distorção do verdadeiro motivo para a observância do sábado bíblico. Segundo o livro O Que É a Cabala Judaica, de Tova Sender, Cabala é o conjunto de concepções místicas judaicas acerca da compreensão de Deus, do universo, da natureza e da alma humana, baseadas em escritos da Idade Média. No fundo, trata-se de uma espiritualização/mistificação do judaísmo, uma distorção da religião bíblica que substitui o conhecimento de Deus pelo “autoconhecimento” e a crença no misticismo.[MB]